Capítulo 3Os primeiros cristãos eram cidadãos de outro reino

Ao reflexionar sobre o ministério breve de Jesus no mundo, o apóstolo João comentou que se todas as coisas que Jesus tinha feito se escrevessem uma por uma, o cria que “nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se teriam de escrever” (João 21.25). Com tudo, a noite antes de sua morte, Jesus selecionou de todos seus ensinos uns poucos pontos finques, os quais queria que seus seguidores recordassem de uma maneira especial.

Poderia ter falado com eles das doutrinas finques da fé cristã. Mas não o fez. Poderia tê-los repreendido pela dureza de seu coração e por sua incredulidade durante os anos de seu ministério. Mas também não fez isto. Em mudança, escolheu repassar com eles o plano do edifício mais belo que jamais se edificou no mundo—a igreja. Com um exemplo gráfico demonstrou aos apóstolos que aqueles que desejassem guiar à igreja têm que ser servos de todos. Também explicou os sinais que distinguiriam a os membros de sua igreja. Sublinhou três sinais de distinção:

1. A separação do mundo.

“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” (João15. 18-19).

2. Um amor sem condição.

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. ” (João13. 34-35).

3. Uma fé obediente

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” (João 14.1, 23). João escreveu destes três sinais para o fim do primeiro século.Mas guardou a igreja primitiva estes sinais de distinção no século depois da morte dos apóstolos? Como era em verdade a igreja primitiva do segundo século?

Os cristãos primitivos não deste mundo

“Nenhum pode servir a dois senhores”, declarou Jesus a seus discípulos (Mateus 6.24). No entanto, através dos séculos, ao aparecer muitos cristãos trataram de mostrar que Jesus estava equivocado. Dissemo-nos que em verdade podemos ter as coisas de dois mundos—as deste mundo e as do mundo vindouro. Muitos de nós levamos uma vida muito pouco diferente das pessoas incrédulas com valores conservadores, exceto assistimos aos cultos da igreja cada semana. Olhamos os mesmos programas de televisão. Compartilhamos as mesmas preocupações a respeito dos problemas do mundo. Com freqüência, estamos tão enredados nos negócios e nos afãs das riquezas como nossos vizinhos incrédulos. Assim é que muitas vezes nosso “não ser deste mundo” existe mais na teoria que na prática.

Mas os primeiros cristãos eram muito diferentes de nós. Os primeiros cristãos se governavam por fundamentos e valores muito diferentes de seus vizinhos. Recusaram as diversões do mundo, sua honra, e suas riquezas. Já pertenciam a outro reino, e escutavam a voz de outro Senhor. Isto o vemos na igreja do segundo século tanto como na do primeiro século.

A obra de um autor desconhecido, escrito ao redor do 130, descreve aos primeiros cristãos aos romanos da seguinte maneira: “Vivem em seus diferentes países, mas sempre como peregrinos… Estão na carne, mas não vivem segundo a carne. Passam seus dias no mundo, mas são cidadãos do céu. Obedecem as leis civis, mas ao mesmo tempo, suas vidas superam a essas leis. Eles amam a todos os homens, mas são perseguidos por todos. São desconhecidos e condenados. São levados à morte, mas [serão]restaurados à vida. São pobres, mas enriquecem a muitos. Possuem pouco, mas abundam em tudo. São desonrados, mas em seu desonra são glorificados… E aqueles que os aborrecem não podem dar razão por seu ódio.”1.

Já que o mundo não era seu lar, os primeiros cristãos podiam dizer sem reserva alguma, como Paulo, “o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Filipenses 1.21). Justino explicou aos romanos “Já que não fixamos nossos pensamentos no presente não nos preocupamos quando os homens nos levam à morte De todos os modos, o morrer é uma dívida que todos temos que pagar.”2.

Um ancião da igreja primitiva exortou a sua congregação: “Irmãos, de boa vontade deixemos nossa peregrinação aqui no mundo para que possamos cumprir a vontade daquele que nos chamou. Não tenhamos temor de sair deste mundo,… sabendo que as coisas deste mundo não são nossas, e não fixamos nossos desejos em elas… O Senhor diz: ‘Nenhum servo pode servir a dois senhores’. Se desejamos, pois, servir tanto a Deus como à riqueza, nossa vida será sem proveito. ‘Porque que aproveitará ao homem se ganhar todo mundo, e perder sua alma? ’ Este mundo e o vindouro são inimigos… Por tanto, não podemos ser amigos de ambos.”3.

Cipriano, o ancião de estima da igreja em Cartago, destacou o mesmo ponto numa carta que escreveu a um amigo cristão: “A única tranqüilidade verdadeira e de confiança, a única segurança que vale, que é firme e nunca muda, é esta: que o homem se retire das distrações deste mundo, que se assegure sobre a rocha firme da salvação, e que levante seus olhos da terra ao céu… O que é em verdade maior do que o mundo nada deseja, nada almeja, deste mundo. Assim seguro, assim imóvel é aquela segurança, assim celestial a proteção de suas bênçãos sem fim—ser livre das armadilhas deste mundo enganador, ser limpo da hez da terra e preparado para a luz da imortalidade eterna.”4Achamos este mesmo tema em todos os escritos dos primeiros cristãos, sejam de Europa ou de África do norte: não podemos ter a Cristo e ao mesmo tempo ao mundo.

Para que não pensemos que os cristãos descreviam uma vida que em realidade não levavam, temos o depoimento dos mesmos romanos desta época. Um inimigo pagão dos primeiros cristãos escreveu:

“Menosprezam os templos como se fossem casas dos mortos Recusam aos deuses. Riem-se de coisas sagradas da idolatria. Ainda que pobres eles mesmos, sentem compaixão de nossos sacerdotes. Ainda que meio nus, desprezam a honra e as túnicas de púrpura. ¡Que descaro e tolice incrível! Não temem as tormentas presentes, mas temem as que quiçá vingam no futuro. E ainda que não temem em nada morrer agora, temem uma morte depois da morte…

“AO menos aprendam de sua situação atual, gente miserável,que é o que em verdade lhes espera depois da morte. Muitos de vocês…em verdade, segundo vocês mesmos dizem, a maioria de vocês estão em necessidade, suportando frio e fome, e trabalhando em trabalhos esgotantes. Mas seu deus o permite. Ou ele não quer ajudar a seu povo, ou ele não pode ajudá-los. Por tanto, ou ele é deus débil, ou é injusto… ¡Fixem-se! Para vocês não há senão ameaças, castigos, torturas, e cruzes… Onde está seu deus que os promete ajudar depois de ressuscitar de entre os mortos? O nem sequer os ajuda agora e aqui. E os romanos, sem a ajuda do deus de vocês, não governam todo mundo, inclusive a vocês também, e não desfrutam os bens de todo mundo?

“Enquanto, vocês vivem em incerteza e ansiedades,abstendo-se ainda dos prazeres decentes. Vocês não assistem aos jogos desportivos. Não têm nenhum interesse nas diversões.Recusam os banquetes, e aborrecem os jogos sagrados… Assim,pobres que são, nem ressuscitarão de entre os mortos nem desfrutarão da vida agora. Desta maneira, se têm vocês sensatez ou juízo algum, deixem de fixar-se nos céus e nos destinos e segredos do mundo… Aquelas pessoas que não podem entender os assuntos civis não têm esperança de entender os divinos.”5Quando eu li pela primeira vez a acusações que os romanos fizeram contra os primeiros cristãos, senti-me mortificado porque nenhum acusaria aos cristãos de hoje em dia destas coisas.

Ninguém nos acusou jamais de estar tão absorto nos negócios do reino celestial que descuidamos o que este mundo oferece. De fato, os cristãos de hoje são acusados caso contrário—de ser avarentos e de ser hipócritas em nosso culto a Deus.

Um amor sem condição

Em nenhuma outra época da igreja cristã se viu um amor como o que tinha entre os primeiros cristãos. E os vizinhos romanos não puderam senão vê-lo. Tertuliano relata que os romanos exclamavam: “¡Tenho aqui como se amam os uns aos outros”6.

Justino explicou o amor cristão desta maneira: “Nós que antes estimávamos ganhar a riqueza e os bens mais do que qualquer outra coisa, agora trazemos o que temos a um fundo comum e o compartilhamos com o que padece necessidade. Antes nos aborrecíamos e nos destruíamos. Recusávamos associar-nos com gente de outra raça ou nação. Mas agora, por causa de Cristo, vivemos com aquelas gentes e oramos por nossos inimigos.”7.

Clemente descreveu a pessoa que conhece a Deus desta maneira “Por amor a outro ele se faz pobre a si mesmo, para que não passe por alto nenhum irmão que tenha necessidade. Compartilha,especialmente se crê que ele pode suportar a pobreza melhor do que seu irmão. Também considera que o sofrer de outro é seu próprio sofrer. E se sofre algo por ter compartilhado de sua própria pobreza,não se queixa.”8.

Quando uma doença fatal inundou o mundo inteiro no terceiro século, os primeiros cristãos eram os únicos que cuidavam aos enfermos CUIDAVAM-NOS ainda que corressem o perigo de contagiar-se eles mesmos. Enquanto, os pagãos jogavam às ruas aos enfermos membros de suas próprias famílias, para proteger-seda doença.9.

Outro exemplo ilustra o amor fraternal dos primeiros cristãos e sua entrega total ao senhorio de Cristo. Quando um ator pagão se converteu em cristão, deu-se conta de que não podia seguir em seu emprego. Sabia que as obras dramáticas fomentavam a imoralidade e estavam empapados na idolatria pagã. Ademais, o teatro às vezes fez homossexuais aos moços com o propósito de prepará-los para fazer melhor o papel de mulheres nas obras. Mas esse ator recém convertido não tinha nenhuma outra perícia para o emprego. Por isso, ele propôs estabelecer um colégio para ensinar o drama a alunos incrédulos. No entanto, primeiro apresentou seu plano aos anciãos da igreja para ouvir seus conselhos.Os anciãos lhe disseram que já que a profissão de ator era imoral, lhe seria imoral ensinar essa profissão a outros. Não obstante, essa questão era nova para eles. Escreveram uma carta a Cipriano em Cartago, a cidade mais próxima, para pedir seus conselhos também. Cipriano estava de acordo com eles em que um cristão não devia ensinar uma profissão que ele mesmo não podia praticar.

Quantos de nós estaríamos tão preocupados pela justiça que apresentaríamos nossos planos de emprego aos anciãos da igreja ou a uma junta de diáconos? E quantos anciões há na igreja atual, que estariam tão preocupados por não ofender a Deus que tomariam uma posição semelhante tão firme?Mas isso não é o fim da história. Cipriano também disse à igreja primitiva que deviam estar dispostos a sustentar economicamente ao ator se não podia ganhar-se a vida de outra maneira—da mesma maneira que sustentavam aos órfãos, ou às viúvas e a outras pessoas precisadas. Mas escreveu mais: “Se a igreja ali não temos recursos para sustentá-lo, ele pode transladar-se para cá e lhe daremos o que lhe falte para roupa e comida”.10.

Cipriano e sua igreja nem sequer conheciam a esse ator, mas estavam dispostos a sustentá-lo só porque era crente,colega na fé. Foi bem como um cristão disse aos romanos:“Nos amamos os uns aos outros com amor fraternal porque não conhecemos o ódio.”11 Se os cristãos de hoje em dia se atrevessem a dizer tal coisa ao mundo, o creria o mundo?O amor dos primeiros cristãos não se reservou só para outros crentes. Os primeiros cristãos ajudavam também aos incrédulos: os pobres, os órfãos, os anciãos, os enfermos,os náufragos…e ainda a seus perseguidores.12 Jesus tinha dito:“ Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5.44). Os primeiros cristãos receberam estas palavras como um mandamento do Senhor, não como um ideal belo mas pouco prático para a vida atual.

Lactância escreveu: “Se todos nos originamos de um homem, quem foi criado por Deus, claramente pertencemos a uma só família. Por esta razão o temos por abominação o aborrecer a outra pessoa, não importa quão culpada seja. Por este motivo, Deus ordenou que não aborreçamos a ninguém, senão mais bem do que destruamos o ódio. Desta maneira podemos consolar ainda a nossos inimigos, recordando-lhes que somos parentes.Porque se todos recebemos a vida de um só Deus, que somos senão irmãos? . . . E já que somos irmãos, Deus nos ensina a nunca fazer o mal a outro, senão só o bem—auxiliando aos oprimido se abatidos, e dando comida aos famintos.”13As Escrituras ensinam que o cristão não deve levar seu irmão ante a lei. Ao invés, deve sofrer o ser defraudado por seu irmão, se fora necessário (1 Coríntios 6.7). Não obstante,como advogado tenho visto que os cristãos de hoje em dia não temem demandar a seu irmão ante a lei por algum dano que receberam. Dou um exemplo de um caso perturbador que sucedeu faz pouco na cidade onde vivo. Um aluno num colégio cristão trabalhava na escola em suas horas livres para ajudar a pagar sua instrução. Um dia se desmaiou por causa dos vapores de um inseticida que aplicava pelo colégio. Teve que ser hospitalizado por um dia. O colégio aparentemente aplicava mal o inseticida.E daí resultou? Os pais do aluno demandaram ante a lei ao colégio por mais de meio milhão de dólares. Por contraste, os primeiros cristãos não só recusavam levar ante a lei a seus irmãos cristãos, a maioria deles não levavam ante a lei a ninguém À vista deles, tudo ser humano era seu irmão ou sua irmã.

Não devemos estranhar-nos de que o cristianismo se estendeu rapidamente de um extremo do mundo a outro, e isso ainda que tinha poucas organizações missionárias e poucos programas de evangelismo. O amor que praticavam chamava o atendimento do mundo, bem como Jesus tinha dito.

Uma fé em Deus como a de menino

Para os primeiros cristãos, ter fé em Deus significava bem mais do que dar um depoimento comovedor do “momento em do que fixei minha fé no Senhor”. Significava que criam que Deus era digno de confiança ainda que acreditar em ele os envolvia em grande sofrimento.

“Uma pessoa que não faz o que Deus ordenou revela que realmente não tem fé em Deus,”14 declarou Clemente. Para os primeiros cristãos, dizer que um confiava em Deus e recusar a obedecer-lhe era uma contradição (1 João 2.4). O cristianismo dele será mais do que meras palavras. Um cristão do segundo século o expressou assim: “Não dizemos grandes coisas…¡as vivemos!”15Um sinal distintivo dos primeiros cristãos era sua fé como de menino e sua obediência literal aos ensinos de Jesus e dos apóstolos Eles não criam que tinham que entender a razão pelo mandamento antes de obedecê-lo. Singelamente confiavam que o caminho marcado por Deus era o melhor caminho. Clemente perguntou: “Quem, pois, terá tanto descaro como para não criar a Deus, e demandar de Deus uma explicação como se ele fosse homem?”16.

Confiavam em Deus porque viviam no temor de sua majestade e sabedoria. Félix, um bacharel cristão em Roma, contemporâneo de Tertuliano, expressou-o desta maneira: “Deus é maior que todos nossos pensamentos. O é infinito, imenso. Só ele mesmo compreende a imensidão de sua grandeza; nosso coração é muito limitado como para compreendê-lo. Estimamo-lo como é digno de ser estimado quando dizemos que está além de nossa estimação… Quem pense que conhece a grandeza de Deus diminui sua grandeza.”17.

O exemplo maior da fé dos primeiros cristãos o vemos na boa acolhida que deram à perseguição. Desde o tempo do imperador Trajano (arredor do ano 100 d.C.)até o edital de Milão proclamado em 313, ser cristão era ilegal dentro do império romano. Em verdade, era delito que se castigava com a morte. Mas os oficiais romanos, pelo geral, não procuravam aos cristãos. PASSAVAM-NOS por alto a não ser que alguém os acusasse ante a lei. Por isso, às vezes os primeiros cristãos sofriam a perseguição; às vezes, não. Ou os cristãos numa cidade sofriam torturas desumanas e até a morte, enquanto em outra cidade viviam calmos. Assim nenhum cristão vivia seguro. Vivia com a sentença de morte descansando sobre sua cabeça.Os primeiros cristãos estavam dispostos a sofrer horrores indizíveis—e até morrer—antes de negar a Deus. Isto, em união com sua vida exemplar, servia de ferramenta eficaz no evangelismo. Poucos romanos estavam dispostos a dar sua vida por seus deuses. Quando os primeiros cristãos morriam por sua fé em Deus, davam depoimento do valor dela. Em verdade, a palavra grega para “testemunha” é mártir. Não é de estranhar-se, pois, que esta mesma palavra é também a palavra que os gregos usavam para “mártir”.Em várias citações da Bíblia onde lemos nós de ser testemunhas,os primeiros cristãos entendiam que falava de ser mártires. Por exemplo Apocalipse 2.13 diz que “Antipas minha testemunha fiel foi morto entre vocês”. Os primeiros cristãos entendiam que a passagem dizia: “Antipas meu mártir fiel”.

Ainda que muitos cristãos tratavam de fugir da perseguição local, não tentaram sair do império romano. Como meninos, criam que seu Maestro falava a verdade quando disse que sua igreja se edificaria sobre uma rocha e as portas do Hades não prevaleceriam contra ela. Bem sabiam que milhares deles poderiam encontrar-se com mortes terrivelmente injustas. Poderiam padecer torturas terríveis . Poderiam terminar nas prisões. Mas estavam plenamente convencidos de que seu Pai não permitiria que a igreja fora aniquilada. Os primeiros cristãos apareceram ante os juízes romanos com mãos indefesas, proclamando que não usariam meios humanos para tratar de preservar a igreja. Confiavam em Deus e só em Deus, como seu Protetor.

Os primeiros cristãos criam o que Orígenes s disse aos romanos “Quando Deus permite que o tentador nos persiga,padecemos perseguição. E quando Deus deseja livrar-nos da perseguição desfrutamos de uma paz maravilhosa, ainda que nos rodeia um mundo que não deixa de odiar-nos. Confiamos na proteção daquele que disse: ‘Confiai, eu venci ao mundo’.E em verdade ele venceu ao mundo. Por isso, o mundo prevalece só enquanto permite que prevaleça o que recebeu poder do Pai para vencer ao mundo. De sua vitória cobramos ânimo. Ainda se ele deseja que soframos por nossa fé e contendamos por ela,que vinga o inimigo contra nós. Diremos-lhes: ‘Tudo o posso em Cristo Jesus, nosso Senhor, que me fortalece’.”18Quando era jovem, Orígenes s tinha perdido a seu pai numa onda de perseguição, e ele mesmo ao fim morreria da tortura e a encarceramento a mãos dos romanos. Apesar de tudo, com confiança inquebrantável lhes disse: “Com o tempo toda forma de adoração será destruída exceto a religião de Cristo. Unicamente esta permanecerá. Sim, um dia triunfará, porque seus ensinos as ema mente dos homens mais e mais cada dia.”19

  • Voltar ao índice