Apocrifos

Os apocrifos, também chamados livros deuterocanonicos, são livros do Antigo Testamento que estão incluídos na Septuaginta (a versão grega do Antigo Testamento), a qual era usada como a bíblia da igreja primitiva; mas foram excluídos pelos judeus de seu antigo testamento no final do primeiro século.

I. Os cristãos primitivos citaram dos livros apocrifos
II. Por que os judeus suprimiram os livros apocrifos?
III. A posição da igreja primitiva frente os livros apocrifos

I. Os cristãos primitivos citaram dos livros apocrifos (Voltar Aporta)

Os escritos da igreja primitiva contêm mais de 300 citações e referências dos livros apocrifos. Tenho aqui uns poucos exemplos:

A bendita Judith, quando a cidade estava sitiada, pediu aos anciãos que se lhe permitisse ir ao acampamento dos sitiadores. E por isso se expôs ela mesma ao perigo e foi por amor a seu país e ao povo que estava sob aflição; e o Senhor entregou a Rolofernes nas mãos de uma mulher (Judith 10-13). Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Quando possam fazer bem, não se demorem, porque a esmola livra da morte. ( Tobias 4:10) Policarpo (135 d.C.)

A este anunciou Daniel a Ciro, rei dos persas, quando dizendo-lhe o rei: “Por que não adoras a Bel?” (Daniel, texto grego 14:5), Daniel lhe disse: “Porque não adoro ídolos feitos por mão de homem, senão ao Deus vivo que fez o céu e a terra e tem o poder sobre toda carne.” Irineu (180 d.C.)

O amor é, pois, algo puro e digno de Deus, e o fim de sua obra é a liberalidade. Afirma a Sabedoria: “O desvelo pela educação é amor, e o amor consiste na observância de suas leis.” (Eclesiástico 16:26) Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Quem é este senão Cristo? Eles dizem: “Ponhamos armadilhas ao justo, pois nos é molesto; opõe-se a nossas ações, reprocha-nos que não cumpramos a lei e nos joga em cara que não vivamos segundo a educação que recebemos.” (Sabedoria 2:12) Tertuliano (197 d.C.)

Eles são claramente descritos nos livros dos Macabeus . Hipólito (200 d.C.)

Que acreditemos em a autoridade da santa Escritura que tal é o caso, ouvir como no livro dos Macabeus , no qual a mãe de sete Martires exorta a seus filhos a suportar a tortura. Esta verdade é confirmada (2 Macabeus 7). Orígenes (225 d.C.)

No livro de Sabedoria, um livro cheio de toda virtude, o Espírito Santo canta desta maneira, inspirando intimamente a suas ouvidores ao celibato e à castidade: “É melhor não ter filhos e ter virtude. Pois, a memória disso é imortal.” (Sabedoria 4:1-2) Metodio (290 d.C.)

II. Por que os judeus suprimiram estes livros? (Voltar Aporta)

Não posso confiar em seus maestros (os judeus), os quais não aceitam a tradução realizada pelos setenta como correta (a Septuaginta)… Note-se que eles excluíram muitas escrituras da tradução dos setenta feita pelos anciãos sob a direção de Tolomeo. Ditas escrituras comprovam que o mesmo que foi crucificado demonstra ser Deus e homem. Justino Mártir (160 d.C.)

Não tentei comprovar a verdade a respeito de Cristo usando as escrituras que os judeus não aceitam... Mas o comprovei usando as escrituras ainda aceitadas por eles. Das quais, se tivessem entendido bem, tenham-no por seguro que, também as teriam suprimido, como as que tratam da morte de Isaías a quem os judeus o cortarem ao meio com uma serra de madeira. Justino Mártir (160 d.C.)

Lemos que todas as escrituras são dadas para edificação. Parece que, por esta mesma razão, são recusadas pelos judeus, por todas as porções que falam de Cristo. Também não nos deve surpreender que não tenham recebido algumas escrituras que falem a respeito do qual a quem não receberam. Tertuliano (197 d.C.)

III. A posição da igreja primitiva frente a estes livros (Voltar Aporta)

Mas a carta de Judas e as duas escritas com o nome de João foram aceitadas na [igreja] universal; a Sabedoria também, escrita pelos amigos de Salomão em sua honra. O Apocalipse de João também recebemos. Fragmentos de muratori (200 d.C.)

O livro de Susana se encontra em todas as igrejas de Cristo em grego… Também o fim de Daniel que se trata de Bel e o dragão que não estão em hebreu. Orígenes (240 d.C.)

Os judeus não usam o livro de Tobias. No entanto todas as igrejas usam o livro de Tobias. Orígenes (240 d.C.)

VER TAMBÉM SEPTUAGINTA Ou A VERSÃO DOS LXX