Virgems

Na maioria das igrejas primitivas existia um grupo de virgems: homens e mulheres celibatário quem fizeram votos para permanecer solteiros entregados ao serviço de Cristo.

Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o. Mateus 19:12.

Tinha este quatro filhas virgems que profetizavam. Atos 21:9.

De modo que aquele que dá em casamento a sua filha donzela, faz bem; mas o que não a der, fará melhor. 1 Coríntios 7:38.

Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em súplicas e orações;mas a que vive em prazeres, embora viva, está morta. 1 Timóteo 5:5-6.

E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. Apocalipse 14:1.

Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgems. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primeiros frutos s para Deus e para o Cordeiro. Apocalipse 14:4.

Saudação às casas de meus irmãos com suas esposas e filhos, e às virgems que são telefonemas viúvos. Ignácio (105 d.C.)

As virgems devem andar numa consciência imaculada e pura. Policarpo (135 d.C.)

Entre nós há muitos e muitas que, feitos discípulos de Cristo desde a meninice, permanecem virgems até os sessenta e os setenta anos, e eu me glorio que se os posso mostrar de entre toda raça humana. Justino Mártir (160 d.C.)

E até é fácil achar entre nós muitos homens e mulheres que chegaram celibatário (virgems) até sua velhice com a esperança de atingir assim uma maior intimidade com Deus. Agora bem, se o permanecer em virgindade e celibato nos acerca mais a Deus, enquanto o mero pensamento e desejo de união aparta, se fugimos ainda dos pensamentos, bem mais recusaremos as obras. Porque nossa religião não consiste em cuidados discursos, senão na demonstração e o ensino das obras: ou há que permanecer tal como um nasceu, ou há que se casar uma só vez. Atenágoras (175 d.C.)

Quem se exercitou no controle do desejo sexual e se refreia a si mesmo, é como uma viúva que chega a ser novamente uma virgem por sua continência. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

¡Quantos eunucos voluntários há! ¡Quantas virgems casadas com Cristo!... Muitos virgems varões, muitos eunucos voluntários, levam sua glória em segredo. Tertuliano (197 d.C.)

Mas mais altos ainda e mais ditosos graus são a paciência corporal. Ela eleva a continência da carne à santidade; sustenta à viuvez, conserva a virgindade, e ao voluntário eunuco o levanta até o reino dos céus. Tertuliano (197 d.C.)

E há muitos entre nós que desfrutam, sem jactar se da virgindade perpétua de um corpo intacto. Marco Minucio Félix (200 d.C.)

A virgindade e a viuvez, do mesmo modo, são oferendas fragrantes a Deus. Tertuliano (210 d.C.)

A igreja de Cristo… floresce com virgems castas e puras, nas quais se realizou a verdadeira circuncisão da carne; e em sua carne são fiéis ao pacto de Deus que é um pacto eterno. Orígenes (225 d.C.)

¡Que prazer desfrutar lá do reino do céu sem temor de morrer e daí dita tão soberana e perpétua com uma vida sem fim!... ali (estão) as virgems que triunfaram da concupiscência da carne com o vigor da castidade. Cipriano (250 d.C.)

O Senhor não ordena o celibato, mas se o exorta… Quando Ele diz que na casa de seu Pai há muitas moradas, indica que as há de diferentes classes. Vocês (virgems) estão em procura das melhores habitações. Cipriano (250 d.C.)

Se eles (as pessoas virgems) dedicaram-se a Cristo fielmente, então devem perseverar em Modestia e pureza, sem cair em acusações por ter atuado mau. Assim, com valor e firmeza, poderão esperar o galardão da virgindade. No entanto, se não estão dispostos ou se são incapazes de perseverar, é melhor do que se casem do que cair ao fogo por seus crimes. Cipriano (250 d.C.)

João nos diz no livro de Apocalipse: “Depois olhei… e estavam com Ele cento quarenta e quatro mil… Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgems. Estes são os que seguem ao Cordeiro por onde queira que vai.” Isto demonstra que o Senhor é o líder do coro de tais virgems… Fixa-te Quão grande é à vista de Deus o valor da virgindade: “Estes foram isentados de entre os homens, sendo os primeiros frutos para Deus e para o Cordeiro”… E Ele claramente nos ensina com isto que desde o princípio, o número dos que se mantiveram virgems esteve reduzido a um verdadeiro número… Ao invés, a multidão dos demais santos é inumerável. Metodio (290 d.C.)

Nos seguintes quatro fragmentos, Metodio expressa em forma de poesia o desejo e o espírito dos que praticavam a virgindade nos dias da igreja primitiva:

Eliminei a felicidade dos mortais, tão lamentável; os prazeres de uma vida voluptuosa e o amor profano; a teus braços, que dão a vida, acolho-me procurando proteção, em espera de contemplar, ¡oh Cristo abençoado!, tua eterna beleza. Metodio (290 d.C.)

A ti consagro minha pureza, ¡oh divino Esposo!, e vou a teu encontro com o lustre brilhante em minha mão. Abandonei os tálamos e palácios de casamentos terrenas por ti, ¡oh, divino Maestro!, resplandecente como o ouro; a ti me acerco com minhas vestimentas imaculadas, para ser a primeira em entrar contigo na felicidade completa da câmara nupcial. Metodio (290 d.C.)

Esqueci minha pátria arrastada pelo encanto ardente de tua graça, ¡oh, Verbo divino!; esqueci os coros das virgems colegas de minha idade e a felicidade de minha mãe e de minha raça, porque tu mesmo, tu, ¡oh Cristo!, és tudo para mim. Metodio (290 d.C.)

Salve, ¡oh Cristo, da vida, luz sem ocaso! ¡Ouve nossas aclamações! É o coro das virgems quem tas dirige, ¡oh flor sem tacha, gozo, prudência, sabedoria, oh, Verbo de Deus! Metodio (290 d.C.)

VER TAMBÉM CELIBATO; CASAMENTO

  • Voltar ao índice