ULTIMOS DIAS

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo. Hebreus 1:1-2.

O qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós. 1 Pedro 1:20.

Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora. 1 João 2:18.

O escândalo consumado está perto, aquele do que está escrito, corno diz Enoque; pois o Dono encurtou os tempos e os dias, a fim de que se apresse seu Amado e vinga a seu herdai… Portanto, atendamos aos últimos dias, pois de nada nos servirá o tempo todo de nossa fé, se agora, no tempo perverso e nos escândalos que estão por vir, não resistimos como convém aos filhos de Deus, a fim de que o maligno não se nos infiltre. Barnabé (70-130 d.C.)

Atendam, filhos, que quer dizer: ‘as acabou em seis dias.’ Isto significa que em seis mil anos consumará todas as coisas o Senhor, pois um dia é para Ele mil anos. O qual, Ele mesmo o atesta, dizendo: Tenho aqui que o dia do Senhor será como mil anos. Portanto, filhos, em seis dias, isto é, nos seis mil anos, se consumarão todas as coisas. Barnabé (70-130 d.C.)

Porque nos últimos tempos abundarão os falsos profetas e os corruptores, e as ovelhas se transformarão em lobos, e o amor se mudará em ódio. Tendo aumentado a perversidade, crescerá o ódio de uns contra outros, se perseguirão mutuamente e se entregarão uns a outros. Então é quando o sedutor do mundo fará sua aparição e titulando-se o Filho de Deus, fará sinais e prodígios; a terra lhe será entregada e cometerá tais maldades como não foram vistas desde o princípio. Os humanos serão submetidos à prova do fogo; muitos perecerão escandalizados; mas os que perseverarão na fé, serão salvos desta maldição. Então aparecerão os sinais da verdade. Primeiramente será despregada o sinal no céu, depois a da trombeta, e em terceiro lugar a ressurreição dos mortos, segundo se disse: “O Senhor virá com todos seus santos.” ¡Então o mundo verá ao Senhor vindo nas nuvens do céu! Didaquê (80-140 d.C.)

Estes são os últimos tempos. Por tanto sejamos reverentes; temamos a bondade paciente de Deus, para que não resulte em condenação contra nós. Ignácio (105 d.C.)

Então lhe perguntei, com respeito aos tempos, se a consumação é já agora. Mas ela gritou em alta voz: “Néscio, não vês que a torre (a igreja) vai sendo construída? Quando a torre tenha sido edificada, terá chegado o fim; mas será edificada rapidamente.” Hermas (150 d.C.)

Naquele primeiro momento o anjo apóstata, provocando pela serpente a desobediência dos homens, pensou que o assunto ficaria oculto ao Senhor: por isso Deus lhe deu a forma e nome que tem. Mas agora, nestes últimos tempos, o mau se estende entre os homens, não só fazendo-os apóstatas; senão que, mediante muitas invenções, os faz blasfemar contra o Criador. Irineu (180 d.C.)

E por isso, quando ao final dos séculos a igreja se levante, “terá uma tribulação como não a teve desde o princípio nem a terá”; pois nos últimos tempos os justos deverão lutar, e os vencedores receberão a incorruptibilidade como coroa… Ananías, Azarías e Misael foram arrojados ao forno de fogo, prova que serviu como profecia do que sucederá ao fim dos tempos, quando os justos sofrerão a prova do fogo. Irineu (180 d.C.)

Naqueles dias terá grande tribulação, como nunca o teve desde o princípio do mundo. Pois os homens serão enviados por toda cidade e povo para destruir a fé; uns de uma maneira e outros de outra. E os santos viajarão deste a oeste, e serão perseguidos. E outros se ocultarão nos morros e nas grutas. E a abominação fará guerra contra eles em todas as partes. E (o Anticristo) com seu decreto cortará aos santos da terra e do mar. E com todos os meios disponíveis, tratará de destruí-los deste mundo. Hipólito (200 d.C.)

O mau está em aumento, o qual é evidência dos últimos tempos. Tertuliano (212 d.C.)

Estas coisas foram preditas que tinham de suceder no fim do mundo. Foi predito pela voz do Senhor e o depoimento dos Apostolos, que agora que o mundo está caindo e o Anticristo se está acercando, todas as coisas boas se frustrarão. Mas, o mau e as coisas adversas se incrementarão. Não obstante, nos últimos dias, o fervor do evangelho não fracassará na igreja de Deus. Cipriano (250 d.C.)

Já que agora, o fim do mundo está à porta, voltem suas mentes a Deus no temor do Senhor. Cipriano (250 d.C.)

Já que todas as obras de Deus foram terminadas em seis dias, o mundo tem que durar em seu presente estado seis idades, ou seja, seis mil anos. Efetivamente, o grande dia de Deus está limitado por um círculo de mil anos, como o indica o profeta quando diz: “Ante Ti, Senhor, mil anos são como um dia.” E bem como Deus trabalhou durante seis dias para criar obras de tanta grandeza, assim também sua religião e sua verdade têm que trabalhar durante seis mil anos, enquanto prevalece e manda a maldade. Em fim, do mesmo modo que Deus, depois de ter terminado sua obra, descansou no dia sétimo e o abençoou, assim também, ao final de seis mil anos, toda maldade será extirpada da terra, e reinará a justiça durante mil anos; então terá tranqüilidade e descanso de todas as fadigas que o mundo terá tido que sofrer por tanto tempo. Lactâncio (304-313 d.C.)

VER TAMBÉM ANTICRISTO; GRANDE TRIBULAÇÃO; JUIZO FINAL; SEGUNDA VINDA DE CRISTO