SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Mateus 24:36.

Como também da mesma forma aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os destruiu a todos; assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Lucas 17:28-30.

E a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). 2 Tessalonicenses 1:7-10.

Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 2 Pedro 3:10-12.

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7.

Velem por sua vida; tentando que estejam cingidos seus lombos e seus lustres acendidos, e estejam dispostos, porque não sabem a hora em que virá o Senhor… Então aparecerão os sinais da verdade. Primeiramente será despregada o sinal no céu, depois a da trombeta, e em terceiro lugar a ressurreição dos mortos, segundo se disse: “O Senhor virá com todos seus santos” ¡Então o mundo verá ao Senhor vindo nas nuvens do céu! Didaquê (80-140 d.C.)

Atendam, filhos, que quer dizer: acabou-as em seis dias. Isto significa que em seis mil anos consumará todas as coisas o Senhor, pois um dia é para Ele mil anos. O qual, Ele mesmo o atesta, dizendo: Tenho aqui que o dia do Senhor será como mil anos. Portanto, filhos, em seis dias, isto é, nos seis mil anos, se consumarão todas as coisas. E descansou no dia sétimo. Isto quer dizer: Quando vinga seu Filho e destrua o século do perverso e julgue aos ímpios e mudar o sol, a lua e as estrelas, então descansará para valer no dia sétimo. Barnabé (70-130 d.C.)

Assim mesmo, vingamos aqui com mais freqüência, e esforcemo-nos em progredir nos mandamentos do Senhor, para que, unânimes, possamos ser reunidos para vida. Porque o Senhor disse: Venho para congregar a todas as nações, tribos e línguas. Ao dizer isto fala do dia de sua vinda, quando virá isentar-nos, a cada um segundo suas obras… E os justos, tendo feito bem e sofrido tormentos e aborrecido os prazeres do alma, quando contemplem aos que fizeram mau e negado a Jesus com suas palavras e com seus Atos, quando sejam castigados com penosos tormentos num fogo impagável , darão glória a Deus, dizendo: Terá esperança para aquele que serviu a Deus de todo coração. Segunda de Clemente (150 d.C.)

Os profetas predisseram em seu dia duas chegadas de Cristo: um, certamente, que já se verificou, como de homem desprezado e sujeito a dores, e outro, quando se anuncia que virá com glória desde os céus, juntamente com seu exército angélico, quando ressuscitará os corpos de todos os homens que existiram e revestirá de incorruptibilidade os corpos dos que sejam dignos e enviará os dos malvados, com sentido para padecer eternamente, ao fogo eterno juntamente com os perversos demônios. Justino Mártir (160 d.C.)

(Cristo) De novo virá na glória como salvador de todos os que se salvam e como juiz dos que são Juizos, para enviar ao fogo eterno a quem desfiguram sua verdade e desprezam a seu Pai e sua vinda. Irineu (180 d.C.)

(Deus enviou a) seu Filho Jesus Cristo, o qual nos resgatou da apostasia mediante seu sangue a fim de que fôssemos o povo santo o mesmo que um dia voltará dos céus com o poder do Pai para julgar a todos e para dar os bens divinos a quantos observem seus mandamentos. Irineu (180 d.C.)

Cristo desceu aos lugares inferiores da terra para ver com seus próprios olhos o que faltava de completar à criação, sobre o qual disse a seus discípulos: “Muitos profetas e justos desejaram ver e ouvir o que vocês vêem e ouvem” Cristo desceu não só em favor daqueles que acreditaram em tempos do César Tiberio; nem o Pai pensou de antemão só nos seres humanos de hoje, senão em todos os homens que desde o princípio, em sua própria origem, temeram e amaram a Deus segundo suas capacidades, comportaram-se com o próximo com piedade e justiça, e desejaram ver a Cristo e escutar sua voz. Por este motivo em sua segunda vinda acordará do sonho e fará ressuscitar em primeiro lugar a estes, antes dos demais que serão Juizos, para levar os a seu reino. Irineu (180 d.C.)

Cristo já não morre, pois a morte não tem domínio sobre ele; senão que o Filho virá na glória do Pai para exigir dos administradores o dinheiro que lhes entregou para que o fizessem produzir, e a quem deu mais, mais lhes exigirá. Irineu (180 d.C.)

Cristo, virá sobre as nuvens, para iniciar o dia que será como um fogo ardente, ferirá a terra com a palavra de sua boca e com o sopro de seus lábios matará aos ímpios, terá em sua mão o aventador para limpar seu era, recolherá o trigo no celeiro e queimará a palha em fogo impagável . Irineu (180 d.C.)

Outros o viram na figura de um Filho de Homem que vinha sobre as nuvens, e disseram dele: “Verão ao que traspassaram.” Deram a conhecer sua vinda, como ele mesmo diz: “Talvez quando vinga o Filho do Homem encontrará fé sobre a terra?,” e Paulo escreve: “Se é justo ante Deus retribuir com aflição a quem lhes afligem, vocês os afligidos, descansarão conosco quando do céu se revele o Senhor Jesus junto com os poderosos anjos na chama de fogo” Irineu (180 d.C.)

Quando o Anticristo devastar todas as coisas neste mundo, e tivesse reinado durante três anos e seis meses, sentado no templo de Jerusalém, então o Senhor virá entre as nuvens do céu na glória do Pai. Então o enviará ao lago de fogo com seus seguidores, e instaurará o tempo do reino para os justos, isto é o descanso, o sétimo dia santificado, e cumprirá a Abraham a promessa da herança. Leste é o reino ao qual, segundo a palavra do Senhor, muitos virão de oriente e ocidente, para tomar seu lugar junto com Abraham, Isaac e Jacob. Irineu (180 d.C.)

Sua segunda vinda já está mais cerca a nós. Cipriano (250 d.C.)

Os cristãos antes vendiam suas casas e terrenos para assim armazenar tesouros no céu. Eles apresentaram o dinheiro das vendas aos Apostolos para ser repartidos entre os pobres. No entanto, agora nem sequer damos a décima parte de nossos bens. E enquanto o Senhor nos manda a vender, preferimos comprar e aumentar nossas provisões. Desta maneira a força da fé diminuiu entre nós. Assim a força dos crentes se voltou débil. Por isso o Senhor diz: “Quando vinga o Filho do Homem encontrará fé na terra?” Vemos que Ele predisse o que tinha de suceder. Cipriano (250 d.C.)

Ele virá cedo desde o céu para condenar aoo diabo e julgar à raça humana, com a força da vingança e com o poder de um juiz. Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM JUIZO FINAL; MILENIO; RESSURREIÇÃO

  • Voltar ao índice