SACRIFICIOS E HOLOCAUSTOS

De que me serve a mim a multidão de vossos sacrificios ? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Isaías 1:11.

Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrificios … os quais servem aquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o templo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:3,5

Efetivamente, o Senhor, por meio de todos seus profetas, manifestou-nos que não tem necessidade nem de sacrificios nem de holocaustos nem de oferendas, dizendo numa ocasião: Que se me dá a mim da multidão de seus sacrificios ?, diz o Senhor. Farto estou de seus holocaustos… Agora bem, tudo isso (o antigo pacto) invalidou-o o Senhor, a fim de que a nova lei de nosso Senhor Jesus Cristo, que não está submetida ao jugo da necessidade, tenha uma oferenda não feita por mão de homem. E assim diz de novo a eles: Talvez fui eu quem mandei a seus pais, quando saíam da terra de Egito, que me oferecessem holocaustos e sacrificios ? 0 não foi mais bem isto o que lhes mandei: que nenhum de vocês guarde em seu coração rancor contra seu irmão e que não amassem o falso juramento? Barnabé (70-130 d.C.)

Porque o que fez os céus e a terra e todas as coisas que há neles, e nos proporciona tudo o que precisamos, não pode Ele mesmo precisar nenhuma destas coisas que Ele mesmo proporciona àqueles que se imaginam que estão dando-se a Ele. Mas os que crêem que lhe oferecem sacrificios com sangue e sebo e holocaustos, e lhe honram com estas honras, parece-me a mim que não são em nada diferentes dos que mostram o mesmo respeito para as imagens surdas; porque os de uma classe crêem apropriado fazer oferendas a coisas incapazes de participar na honra, a outra classe a um que não tem necessidade de nada. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

Porque enquanto os gregos, ao oferecer estas coisas a imagens insensíveis e surdas, fazem uma ostentação de necedade, os judeus, considerando que estão oferecendo-as a Deus, como se Ele estivesse precisado delas, deveriam em razão considerá-lo loucura e não adoração religiosa. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

A lei, efetivamente, não afirmará mais: … não exigirá os dizimos de quem consagrou a Deus todos seus bens e deixou pai, mãe e toda sua família para seguir ao Verbo de Deus. Já não mandará guardar um dia de descanso ao que todos os dias observa o Sabado, isto é, ao que rende culto a Deus no templo de Deus que é o corpo do homem e pratica sempre a justiça. Prefiro misericórdia, diz, ao sacrifício, o conhecimento de Deus aos holocaustos. Mas o ímpio que esmola um bezerro é como se matasse a um cachorro, e quando oferece flor de farinha é como se oferecesse sangue de porco. Irineu (180 d.C.)

Desta maneira deu ao povo as leis para fabricar a loja e o templo, para eleger aos levitas, e para estabelecer o serviço dos sacrificios , oblações e ritos de purificação. Não porque precisasse um pouco de isto… “Tudo isto lhes sucedia em figura; e se escreveu para instrução de quem vimos ao final dos tempos.” Pelos tipos aprendiam a temer a Deus e a perseverar em seu serviço… Desta maneira a lei era para eles uma educação e uma profecia dos bens futuros. Pois num princípio Deus admoestou aos seres humanos por meio dos preceitos naturais que desde o início inscreveu em sua natureza, isto é pelos dez mandamentos. Irineu (180 d.C.)

Não se condena, pois, o sacrifício em si mesmo: antes teve oblação, e agora a há; o povo oferecia sacrificios e a igreja os oferece; mas mudou a espécie, porque já não os oferecem servos, senão livres. Efetivamente, o Senhor é um e o mesmo, mas é diverso o caráter da oferenda: primeiro servil, agora livre; de maneira que nas mesmas oferendas reluz o signo da liberdade; pois ante ele nada sucede sem sentido, sem signo ou sem motivo. Por esta razão eles consagravam o dízimo de seus bens. Em mudança quem receberam a liberdade, consagraram tudo o que têm ao serviço do Senhor. Entregam-lhe com gozo e livremente o que é menos, a mudança da esperança do que é mais, como aquela viúva pobre que jogou no tesouro de Deus tudo o que tinha para viver. Irineu (180 d.C.)

A Palavra, proibindo todo sacrifício e a construção de templos, assinala que o Deus não pode ser contido por nenhuma coisa. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

VER TAMBÉM LEI MOSAICA

  • Voltar ao índice