POLICARPO

Policarpo foi um discípulo pessoal do Apostolo João, e foi bispo de Esmirna por muitos anos. Em sua velhice foi preso pelos romanos, e morreu heroicamente como mártir.

Sento grande afeto para vocês e pelos que enviaram a Esmirna para a honra de Deus; pelo qual também lhes escrevo com agradecimento ao Senhor, e tendo amor a Policarpo o tenho também a vocês. Ignácio (105 d.C.)

Os Efésios de Esmirna lhes saúdam, desde onde lhes estou escrevendo. Estão aqui comigo e me confortaram em todas as coisas, junto com Policarpo, bispo dos esmirnos. Ignácio (105 d.C.)

Escrevemos-lhes, irmãos, um relato do que sucedeu aos que sofreram martírio, e em especial ao abençoado Policarpo, que pôs fim à perseguição, tendo posto sobre ela, por assim dizê-lo, o selo de seu martírio. Martírio de Policarpo (135 d.C.)

Dizendo estas (palavras de valor) e outras coisas, (Policarpo) ia enchendo-se de valor e gozo, e seu rosto se encheu de graça, de maneira que não só não se desmaiou ante as coisas que lhe diziam, senão que, ao invés, o procônsul estava assombrado e enviou a seu próprio heraldo a proclamar três vezes no meio do estádio: “Policarpo confessou que é um cristão.” quando o heraldo teve proclamado isto, toda a multidão, tanto de gentis como de judeus que viviam em Esmirna, clamou com ira incontrolável e grandes gritos: “Este é o maestro de Ásia, o pai dos cristãos, o que derruba nossos deuses e ensina a muitos a não sacrificar nem adorar.” Dizendo estas coisas, a grandes gritos pediram a Felipe que soltasse um leão a Policarpo. Mas ele disse que não podia fazê-lo legalmente, já que já tinha dado por findos os jogos. Então eles decidiram gritar unânimes que Policarpo devia ser queimado vivo. Martírio de Policarpo (135 d.C.)

Policarpo não só foi instruído pelos Apostolos e tratou com muitos daqueles que viram a nosso Senhor, senão também pelos Apostolos em Ásia foi constituído bispo da igreja em Esmirna; a ele o vimos em nossa idade primeira, muito tempo viveu, e já muito velho, sofrendo o martírio de modo muito nobre e glorioso, saiu desta vida. Ensinou sempre o que tinha aprendido dos Apostolos, o mesmo que transmite a igreja, as únicas coisas verdadeiras. Disto dão depoimento todas as igrejas do Ásia e os sucessores de Policarpo até o dia de hoje. Irineu (180 d.C.)

Também existe uma muito valiosa carta de Policarpo aos filipenses, na qual podem aprender os detalhes de sua fé e o anúncio da verdade quem queiram preocupar-se de sua salvação e saber sobre ela. Irineu (180 d.C.)

Nesta forma, só as igrejas Apostolicas podem apresentar suas listas (até a idade apostólica), como a de Esmirna, que afirma que Policarpo foi instituído por João, e a de Roma, que afirma que Clemente foi ordenado por Pedro. Tertuliano (197 d.C.)

Irineu e outros registraram que João o teólogo e Apostolo sobreviveu até os tempos de Trajano; depois daquele tempo, Papías de Hierápolis e Policarpo, bispo de Esmirna, foram ouvintes seus e chegaram a ser bem conhecidos. Eusébio (320 d.C.)

Neste tempo floresceu em Ásia Policarpo, um discípulo dos Apostolos, que tinha recebido o bispado da igreja de Esmirna de mãos de testemunhas e ministros do Senhor. Eusébio (320 d.C.)

VER TAMBÉM MARTIRES, MARTÍRIO