PEDRO E PAULO

Por razão de ciúmes e contendas Paulo, com seu exemplo, assinalou o prêmio da resistência paciente. Depois de ter estado sete vezes em grilos, de ter sido desterrado, apedrejado, pregado no Oriente e o Ocidente, ganhou o nobre renome que foi o prêmio de sua fé, tendo ensinado justiça a todo mundo e atingido os extremos mais distantes do Ocidente; e quando teve dado seu depoimento adiante dos governantes, partiu do mundo e foi ao lugar santo, tendo dado um exemplo notório de resistência paciente. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

O Apostolo Paulo, decapitado em Roma, 69 d.C.

Olhemos aos bons Apostolos. Estava Pedro, que, por causa de uns ciúmes injustos, teve que sofrer, não uno ou dois, senão muitos trabalhos e fadigas, e tendo dado seu depoimento, foi-se a seu lugar de glória designado. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Porque nem eu, nem homem algum, pode seguir a sabedoria do abençoado e glorioso Paulo, o qual, quando esteve entre vocês (os filipenses), ensinou cara a cara aos homens daquele dia a palavra para valer com cuidado e certeza. Policarpo (135 d.C.)

Por tanto, exorto-lhes a todos a ser obedientes à palavra de justiça e a suportá-lo tudo, segundo viram com seus próprios olhos em… Paulo e no resto dos Apostolos; estando persuadidos de que todos estes não correram em vão, senão em fé e justiça, e que estão em seu lugar devido na presença do Senhor, com o qual sofreram também. Porque não amaram ao mundo presente, senão àquele que morreu por amor a nós e foi ressuscitado por Deus para nós. Policarpo (135 d.C.)

Mateus, (que pregou) aos hebreus em sua própria língua, também pôs por escrito o evangelho, quando Pedro e Paulo evangelizavam e fundavam a igreja. Uma vez que estes morreram, Marcos, discípulo e intérprete de Pedro, também nos transmitiu por escrito a predicação de Pedro. Igualmente Lucas, seguidor de Paulo, consignou num livro o evangelho que este pregava. Irineu (180 d.C.)

E se alguém pesquisa com cuidado nos Atos dos Apostolos a época à que Paulo se refere quando escreve “subi a Jerusalém” pelo problema já dito, verá que os anos correspondem com precisão aos que Paulo assinalou. Por conseguinte, a predicação de Paulo e o depoimento de Lucas concordam e são praticamente os mesmos… Lucas narra por ordem tudo o que levou a cabo com Paulo, indicando com toda diligência os lugares, cidades e número de dias, até que subiram a Jerusalém… Lucas esteve presente em tudo e o redigiu minuciosamente, a fim de que ninguém o julgue um mentiroso ou arrogante, pois todos estes Atos eram conhecidos, e ele é mais antigo que todos aqueles que andam dizendo do que ignorava a verdade. Irineu (180 d.C.)

Vejamos qual é o leite que os Coríntios beberam do Apostolo Paulo, segundo que princípios foram repreendidos os gálatas, que se escreveu aos filipenses, aos Tessalonicenses, aos Efésios, que é o que os romanos ouvem diretamente, aos que tanto Pedro como Paulo lhes deixaram o evangelho selado com seu próprio sangue. Tertuliano (197 d.C.)

Quão ditosa é esta igreja (da cidade de Roma), na que os Apostolos derramaram toda sua doutrina juntamente com seu sangue, onde Pedro sofreu uma paixão semelhante à do Senhor e Paulo foi coroado com um martírio semelhante ao de João (o Baptista). Tertuliano (197 d.C.)

Foi Nero quem primeiro perseguiu aos servos de Deus. Ele crucificou a Pedro e decapitou a Paulo. Lactâncio (304-313 d.C.)

VER TAMBÉM APOSTOLOS, Os DOZE; MARTIRES, MARTÍRIO