Maridos e esposas

Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.Colossenses 3:18-19.

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada. Tito 2:3-5.

Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem ã palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres. 1 Pedro 3:1,7

(As igrejas) às mulheres lhes encarregavam a execução de todos seus deveres numa consciência sem mancha, apropriada e pura, dando a seus próprios maridos a consideração devida; e lhes ensinavam a guardar a regra da obediência, e a reger os assuntos de suas casas com propriedade e toda discrição. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Dei a minhas irmãs que amem ao Senhor e estejam contentes com seus maridos na carne e no espírito. Da mesma maneira encarrego a meus irmãos no nome de Jesus Cristo que amem a suas esposas, como o Senhor amou à igreja. Ignácio (105 d.C.)

Ensinemo-nos primeiro a andar no mandamento do Senhor; e depois a nossas esposas também, a andar na fé que lhes foi dada e em amor e pureza, apreciando a seus próprios maridos em toda verdade e amando a todos os homens igualmente em toda castidade, e criando a seus filhos no temor de Deus. Policarpo (135 d.C.)

Mas dá a conhecer estas palavras a todos teus filhos, e tua esposa será como tua irmã; porque ela também não se refreou no uso da língua, com a qual obra mau. Hermas (150 d.C.)

Há que se equipar também para o caminho uma mulher que ame a seu marido. E, do mesmo modo, a mulher de um marido que leve, como formosa bagagem da viagem para ao céu, a singeleza unida a uma prudente gravidade. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Ela não deve enfeitar-se de forma desnecessária. Evitando isto, a esposa será livre de suspeitas, enquanto se dedica constantemente a orações e súplicas. Também deve evitar sair da casa freqüentemente mantendo-se o mais longe possível da vista de pessoas que não sejam seus parentes. Porque ela prefere o cuidado do lar às coisas ociosas. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

VER TAMBÉM FILHOS; CASAMENTO