JUDAISMO E CRISTIANISMO

I. Atitude dos primeiros cristãos frente ao Judaismo
II. Os judeus perseguiram aos primeiros cristãos
III. Os judeus recusaram a Deus




I. Atitude dos cristãos frente ao Judaismo (Voltar Aporta)

Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos? Mateus 21:42.

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:28-29.

Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Romanos 9:6-7.

Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28.

Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Gálatas 4:28.

Não se deixem seduzir por doutrinas estranhas nem por fábulas antiquadas que são sem proveito. Porque se inclusive no dia de hoje vivemos segundo a maneira do Judaismo, confessamos que não recebemos a graça; porque os profetas divinos viviam segundo Cristo Jesus. Ignácio (105 d.C.)

É absurdo falar de Jesus Cristo e ao mesmo tempo praticar o Judaismo. Porque o cristianismo não creu (se uniu com) no Judaismo, senão o Judaismo no cristianismo, no qual toda língua que creu foi reunida a Deus. Ignácio (105 d.C.)

Mas se algum propõe o Judaismo entre vocês não lhe escutem, porque é melhor escutar o cristianismo de um que é circuncidado do que escutar o Judaismo de um que é incircunciso. Mas se tanto o um como o outro não lhes falam de Jesus Cristo, eu os tenho como lápides de cemitério e tumbas de mortos, nas quais estão escritos só os nomes dos homens. Ignácio (105 d.C.)

Porque enquanto os gregos, ao oferecer estas coisas a imagens insensíveis e surdas, fazem uma ostentação de necedade, os judeus, considerando que estão oferecendo-as a Deus, como se Ele estivesse em necessidade delas, deveriam em razão considerá-lo loucura e não adoração religiosa. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

Mas os que crêem que lhe oferecem (a Deus) sacrificios com sangue e sebo e holocaustos, e lhe honram com estas honras, parece-me a mim que não são em nada diferentes dos que mostram o mesmo respeito para as imagens surdas. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

O que os cristãos tenham razão, por tanto, mantendo-se à margem da insensatez e erro comum dos judeus, e de sua excessiva meticulosidade e orgulho. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

(Os cristãos) nem observam a crendice dos judeus. Mas, ademais, seus escrúpulos (dos judeus) com respeito às carnes, e sua crendice com referência ao Sabado e a vaidade de sua circuncisão e o dissimulo de seus jejuns e luas novas, eu [não] creio que seja necessário que tu aprendas através de mim que são ridículas e indignas de consideração alguma. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

Lemos que todas as escrituras são dadas para edificação. Parece que, por esta mesma razão, são recusadas pelos judeus, por todas as porções que falam de Cristo. Também não nos deve surpreender que não tenham recebido algumas escrituras que falem a respeito do qual a quem não receberam. Justino Mártir (160 d.C.)

Por isso ainda em nossos tempos o que se lê na lei lhes parece uma fábula aos judeus. É que não têm aquilo que o explica tudo, como é o que toca à vinda do Filho de Deus feito homem. Irineu (180 d.C.)


II. Os judeus perseguiram aos cristãos (Voltar Aporta)

Matou ã espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.) Atos 12:2-3.

Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta posição e os principais da cidade, suscitaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. Atos 13:50.

Os judeus fazem guerra contra os cristãos como estranhos, e os gregos os perseguem, e, pese a tudo, os que os aborrecem não podem dar razão de seu ódio. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

E como os judeus, em cujas mãos estão os livros dos profetas, não entenderam isto, também não reconheceram a Cristo quando vinho, senão que nos aborrecem a nós, que cremos que vinho e demonstramos que foi crucificado por eles, segundo estava profetizado. Justino Mártir (160 d.C.)

E com razão e justiça se veio tudo isso (a destruição de Jerusalém) a vocês (os judeus), que mataram ao Justo e antes dele a seus profetas. E agora eliminam aos que esperam nele e no Deus onipotente e criador de todas as coisas, que lhe enviou, e, quanto é de sua parte. O desonram, amaldiçoando em suas sinagogas aos que acreditam em Cristo. Justino Mártir (160 d.C.)


III. Os judeus recusaram a Deus (Voltar Aporta)

E não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Mateus 3:9.

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:28-29.

Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28.

Eis que farei aos da sinagoga do diabo, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, - eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. Apocalipse 3:9.

Lemos que todas as escrituras são dadas para edificação. Parece que, por esta mesma razão, são recusadas pelos judeus, por todas as porções que falam de Cristo. Também não nos deve surpreender que não tenham recebido algumas escrituras que falem a respeito do qual a quem não receberam. Justino Mártir (160 d.C.)

(Dirigido aos judeus) E o cúmulo de sua maldade é que, depois que lhe assassinaram, seguiram odiando ao Justo e aos que a Ele lhe devem o ser o que são: piedosos, justos e humanos. Justino Mártir (160 d.C.)

Negam a Cristo, Filho de Deus; são semelhantes aos gentis, por mais do que em certo modo parecem acercar-se à verdade, da que realmente se afastaram. Isto baste sobre os judeus. Atenágoras (175 d.C.)

Os judeus já não a oferecem, porque suas mãos estão cheias de sangue; pois recusaram ao Verbo, por meio do qual se oferece a Deus o sacrifício. Irineu (180 d.C.)

Aquele povo, extraviado, não reconhecia a seu Senhor, não foi circuncidado em sua razão, não foi alumiado em suas trevas, não viu a Deus, renegou do Senhor, deixou de ser Israel, perseguiu a Deus, quis humilhar a Cristo, e quem o crucificou como ladrão, coroou-o como rei. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Saberás então que (os judeus) por sua maldade mereceram esta sorte (alusão à destruição de Jerusalém) e que nada lhes sucedeu que não lhes fosse antes predito que ocorreria se perseveravam em sua obstinação. Assim compreenderás que abandonaram a Deus antes de ser abandonados por Ele… e foram entregados por Deus por ter desertado de suas leis. Marco Minucio Félix (200 d.C.)

Por que o povo judeu, infiel e ingrato com os favores de Deus, apartou-se do Senhor, senão pela impaciência?... nunca desistiu de mostrar sua impaciência, já que não agüentava nunca as advertências e o governo de Deus, chegando a matar a seus profetas e justos e até levar à cruz e ao martírio ao Senhor. Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM LEI MOSAICA

  • Voltar ao índice