IGREJA PRIMITIVA

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela. Mateus 16:18.

Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:20.

Saudai também à igreja de sua casa. Saudai a Epeneto, amado meu, que é o primeiro fruto de Acaya para Cristo. Romanos 16:5.

Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 1 Coríntios 12:27.

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação. Efésios 4:4.

Nosso Senhor Jesus Cristo é o salvador de nossas almas e guia de nossos corpos e pastor da igreja universal que se acha por todo mundo. Martírio de Policarpo (135 d.C.)

Por tanto, irmãos, se fazemos a vontade de Deus nosso Pai, seremos da primeira igreja, que é espiritual, que foi criada antes que o sol e a lua; mas se não fazemos a vontade do Senhor, seremos como a Escritura que diz: Minha casa foi feita gruta de ladrões. Por tanto, prefiramos ser da igreja da vida, para que sejamos salvados. E não creio que ignorem que a igreja viva é o corpo de Cristo; porque a Escritura diz: Deus fez ao homem, varão e fêmea. O varão é Cristo e a fêmea é a igreja. E os livros e os Apostolos declaram de modo inequívoco que a igreja não só existe agora pela primeira vez, senão que foi desde o princípio: porque era espiritual, como nosso Jesus era também espiritual, mas foi manifestada nos últimos dias para que Ele possa salvar-nos. Agora bem, sendo a igreja espiritual, foi manifestada na carne de Cristo, com o qual nos mostrou. Segunda de Clemente (150 d.C.)

“Quem é, pois?,” lhe disse. “A igreja,” disse ele. Eu lhe disse: “Por que, pois, é de avançada idade?” “Porque,” me contestou, “ela foi criada antes que todas as coisas; esta é a causa de sua idade; e por amor a ela foi formado o mundo.” Hermas (150 d.C.)

A igreja, estendida pela órbita do universo até os confines da terra, recebeu dos Apostolos e de seus discípulos a fé num só Deus Pai soberano universal “que fez os céus e a terra e o mar e tudo quanto há em eles” e num só Jesus Cristo Filho de Deus, encarnado por nossa salvação, e no Espírito Santo, que pelos profetas proclamou. Irineu (180 d.C.)

As igrejas de Germânia não crêem de maneira diversa nem transmitem outra doutrina diferente da que pregam as de Ibéria ou dos Celtas, ou as do Oriente, como as de Egito ou Líbia, bem como também não das igrejas constituídas no centro do mundo; senão que, bem como o sol, que é uma criatura de Deus, é um e o mesmo em todo mundo, assim também a luz, que é a predicação da verdade. Irineu (180 d.C.)

Em mudança a igreja, que em todo mundo teve dos Apostolos sua origem, persevera numa só e mesma doutrina a respeito de Deus e de seu Filho. Irineu (180 d.C.)

Temos também exposto como a predicação da igreja é a mesma em todas as regiões, mantém-se igual e se fundamenta no depoimento dos profetas, dos Apostolos e de todos os discípulos… Efetivamente, “na igreja Deus pôs Apostolos, profetas, maestros,” e todos os outros efeitos do Espírito. Deste não participam quem não se unem à igreja, senão que se privam a si mesmos da vida por sua má doutrina e péssima conduta. Pois onde está a igreja ali se encontra o Espírito de Deus, e onde está o Espírito de Deus ali está a igreja e toda a graça, já que o Espírito é a verdade. Irineu (180 d.C.)

Pois tudo o que sucedeu quando Deus formou ao povo sacado de Egito foi tipo e figura da formação da igreja que um dia seria sacada de entre os gentis. Por este motivo O a sacará de aqui para guiá-la até seu herdai, que ao final lhe dará já não Moisés o servo de Deus, senão Jesus seu Filho. Irineu (180 d.C.)

Mas o caminho dos que pertencem à igreja percorre o mundo inteiro, porque possui a firme tradição que vem dos Apostolos, e ao vê-la nos oferece uma e a mesma fé de todos, porque todos obedecem a um e o mesmo Deus Pai… A predicação da igreja é sólida e verdadeira, na qual se manifesta um e o mesmo caminho de salvação em todo mundo. Esta acreditamos a luz de Deus, e por isso “a sabedoria” de Deus, por meio da qual ele salva aos homens, “chama na esquina das ruas coincididas, à entrada das portas da cidade pronuncia seus discursos.” Porque em todas as partes a igreja prega a verdade, e é o candelabro dos sete lustres que porta a luz de Cristo. Irineu (180 d.C.)

A igreja foi plantada como o Paraiso no mundo. “De todo árvore, pois, do Paraiso, poderão comer,” diz o Espírito de Deus, isto é, comam de toda a Escritura do Senhor, mas não comam com espírito orgulhoso nem toquem nada da divisão herética. Irineu (180 d.C.)

Por ordem de Deus construiu o templo do depoimento, construção visível na terra das realidades espirituais e invisíveis do céu, figura da igreja e representação profética das realidades futuras. Irineu (180 d.C.)

Portanto a igreja engendra um grande número de frutos, isto é, de salvos, porque já não é um intercessor, Moisés, nem um mensageiro, Elias, quem nos salvam senão o Senhor em pessoa, que dá mais filhos à igreja que à sinagoga do passado, como predisse Isaías com estes termos:alegra se , estéril, que não davas a luz, e estéril é a igreja que antes não tinha dado filho algum a Deus, grita e clama, tu que não tiveste as dores porque os filhos da abandonada são mais numerosos do que os filhos da que tinha marido. Irineu (180 d.C.)

Está claro que estas heresias nasceram mais tarde e são inovações e desfigurações da antiga e verdadeira igreja, bem como as que surgiram em tempos ainda posteriores a elas. E creio que resulta evidente depois do dito, que a verdadeira igreja é uma, a realmente primitiva, na qual estão inscritos os que são predestinados como justos… a igreja primitiva e universal é única, em ordem à unidade da única fé, a que está fundada sobre suas próprias alianças, ou melhor dito sobre a única aliança feita em tempos diferentes, a que congrega por vontade do único Deus, por meio do único Senhor, aos que já estão ordenados, aos que predestinou Deus que tinham de ser justos, conhecendo-o desde antes da constituição do mundo. A propriedade essencial da igreja, bem como o princípio de sua existência, está na unidade, estando em isto acima de tudo e não tendo nada igual nem comparável a si mesma. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

(Os Apostolos) assim fundaram igrejas em cada uma das cidades, e destas as demais igrejas tomaram depois o retornou da fé e a semente da doutrina, como o seguem fazendo todos os dias para ser constituídas como igrejas. Por esta razão estas se tinham também por igrejas fundadas pelos Apostolos, já que eram como retornos das igrejas apostólicas. A todo linhagem se lhe atribuem as características de sua origem. E assim todas estas igrejas, tão numerosas e tão importantes, reduzem-se àquela primeira igreja dos Apostolos, da que todas provem. Todas são primitivas; todas são apostólicas, já que todas são uma. Tertuliano (197 d.C.)

Que é o que pregaram (os Apostolos), isto é, que é o que Cristo lhes revelou? Meu orçamento de prescrição é que isto não se pode esclarecer se não é recorrendo às mesmas igrejas que os Apostolos fundaram e nas que eles pregaram “de viva voz,” como se diz, o mesmo que mais tarde escreveram por cartas. Se isto é assim, é evidente que toda doutrina que esteja de acordo com a daquelas igrejas apostólicas, mães e fontes da fé, deve ser considerada como verdadeira, já que claramente contém o que as igrejas receberam dos Apostolos, como estes a receberam de Cristo e Cristo de Deus… Nós estamos em comunhão com as igrejas apostólicas, já que nossa doutrina em nada difere da daquelas. Leste é o critério da verdade. Tertuliano (197 d.C.)

Por conseguinte, se queres exercitar melhor tua curiosidade no que toca a tua salvação, percorre as igrejas Apostolicas nas que ainda nos mesmos lugares têm autoridade as mesmas cátedras dos Apostolos. Nelas se lêem ainda as cartas autênticas deles. Tertuliano (197 d.C.)

Nós sustentamos o modelo da igreja celestial de Cristo Jesus segundo a sucessão dos Apostolos. Orígenes (225 d.C.).

A igreja é semelhante ao Paraiso. Ela tem dentro de suas muralhas árvores frutíferas. Mas os que não dão fruto são cortados e jogados ao fogo. Estas árvores são regadas por quatro rios, isto é os quatro evangelhos, pelos quais se oferece a graça de um batismo que salva. Cipriano (250 d.C.)

A casa de Deus é uma, e não há salvação senão adentro da igreja. Cipriano (250 d.C.)

A única arca de Noé é um tipo da igreja. Cipriano (250 d.C.)

A igreja, o verdadeiro templo de Deus, não consiste em paredes. Mais bem no coração e a fé de homens que acreditam em Ele e são chamados fiéis. Lactâncio (304-313 d.C.)

VER TAMBÉM FÉ APOSTÓLICA; IGREJAS APOSTÓLICAS; IGREJA E O ESTADO, A; IGREJA, O GOVERNO DAMÃE ESPIRITUAL; TEMPLOS; TRADIÇÃO APOSTÓLICA

  • Voltar ao índice