HINOS

E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras. Mateus 26:30.

Falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando ao Senhor no vosso coração. Efésios 5:19.

Por tanto, em seu amor concorde e harmonioso se canta a Jesus Cristo. E vocês, cada um, formam um coro, para que estando em harmonia e concordes, e tomando a nota finque de Deus, possam cantar ao uníssono com uma só voz por meio de Jesus Cristo ao Pai, para que Ele possa ouvir os e, reconhecer por suas boas obras que são membros de seu Filho. Ignácio (105 d.C.)

As mulheres que estão entre nós são castas. E as virgems em seus trabalhos cantam de coisas divinas com mais nobreza do que as mulheres de vocês (os pagãos). Taciano (160 d.C.)

Persuadidos que Deus está presente em todo lugar, cultivamos nossos campos, orando. Navegamos pelo mar, cantando hinos. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

As canções de amor não estejam presentes entre vocês. Que nossos cânticos sejam hinos a Deus Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Seus sacrificios são as orações, louvores e leituras da escritura antes dos alimentos; e salmos e hinos durante a comida e antes de dormir. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Como poderei expressar a felicidade daquele casal que foi contraído ante a igreja… Unidos na igreja de Deus… O canto dos salmos e dos hinos ressoa a duas vozes, e os dois fazem uma concorrência para cantar melhor a seu Deus. Ao ver e ouvir isto, Cristo se enche de gozo e envia sobre eles sua paz. Tertuliano (197 d.C.)

A sabedoria é reconhecida nos hinos… Pois a morte dos Martires também é elevada no meio de melodias. Tertuliano (213 d.C.)

OH, TERNO E BOM PASTOR

Oh, terno e bom pastor que guias com amor a juventude; Oh, soberano Rei, faz que com plena fé cumpramos bem tua lei, com gratidão.

Santo és tu Senhor, poder transformado, nosso sustento. Cumpriste tua missão de nossa redenção; sofreste humilhação por nosso bem.

Oh sumo mediador, a tudo cruel dor alivio dás; que em dúvida e aflição ao débil coração brindas consolação e doce paz.

Se nosso bom pastor, constante inspirador de nossa ação. Filho do santo Deus, que ao ir de trás de ti seja tua grata voz, a direção.

Hino escrito por Clemente de Alexandria (195 d.C.)

VER TAMBÉM CULTO CRISTÃO; MÚSICA