EMPRESTIMOS COM JUROS

Também, se teu irmão empobrecer ao teu lado, e lhe enfraquecerem as mãos, sustentá-lo-ás; como estrangeiro e peregrino viverá contigo. Não lhe darás teu dinheiro a juros, nem os teus víveres por lucro. Levítico 25:35,37

Quem, Senhor, habitará na tua tenda? quem morará no teu santo monte? que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.. Salmos 15:1.

“Quem não cobram interesse pelo dinheiro que prestam” Estas palavras dão uma descrição da conduta dos cristãos. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Basta com dizer que a lei proíbe a um irmão cobrar interesse. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Tocando o tema dos empréstimos de dinheiro, “E se dão prestado só a quem pensam receber algo, Que prêmio terão?” Compara isto com o que diz Ezequiel “O que presta dinheiro sem cobrar interesse” Tertuliano (197 d.C.)

¡Tu cobraste o vinte e quatro por cento pelo dinheiro prestado! E ainda agora pensas aliviar-te com dar esmolas com o mau que ganhaste. Estes tipos de obras são os que o Altíssimo recusa. Comodio (240 d.C.)

Não deves cobrar interesse. Cipriano (250 d.C.) Na seguinte citação Cipriano descreve o materialismo que começou a contaminar a igreja no ano 250.

E esquecendo-se de sua fé e do que antes se costumava praticar em tempo dos Apostolos e que sempre deveriam seguir praticando… muitos bispos… se apoderavam de fazendas com fraudes e astúcias, e aumentavam seus interesses com crescida usura. Cipriano (250 d.C.)

O cristão que presta dinheiro não recebe interesse para não prejudicar o benefício de aliviar a alguém em necessidade. Porque é seu dever economizar para fazer o bem. Mas, receber mais do que prestou, é uma injustiça. Lactâncio (304-313 d.C.)

VER TAMBÉM VIDA DOS CRISTÃOS, O ESTILO DE

  • Voltar ao índice