DIVINDADE DE CRISTO

I. A divindade do Filho
II. Antes de toda a criação
III. A relação do Filho com o Pai
IV. Sua humanidade




I. A divindade do Filho (Voltar Aporta)

Seria bastante dificultoso entender a maior parte dos escritos dos cristãos primitivos sem apreciar os significados e a importância da palavra grega logos, particularmente quando se a usa como um título de Cristo. Já que as versões espanholas que usamos maiormente a traduzem como Verbo ou Palavra quando este título se refere ao Filho, os leitores quase não podem apreciar o termo logos e sua importância. Logos é um termo impossível de traduzir , porque em grego este significa mais do que simplesmente palavra ou verbo. Na gama de seu significado poderia incluir-se “razão,” “princípio racional” e inclusive “mente.” Os cristãos primitivos usam o termo logos extensamente quando falam do Filho de Deus. Quando João se refere ao Filho como o Logos de Deus, os cristãos primitivos entendiam que o Filho é o eterno princípio Racional do Pai, o conselheiro do Pai antes de todas as idades.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1.

Eu e o Pai somos um. João 10:30.

Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:9.

Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! João 20:28.

Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Hebreus 1:8-9.

Só há um médico, da carne e do espírito, engendrado e não engendrado, Deus no homem, verdadeira Vida na morte, filho de Maria e Filho de Deus,.: Jesus Cristo nosso Senhor. Ignácio (105 d.C.)

Irmãos, teríamos que pensar em Jesus Cristo como Deus e como Juiz dos vivos e os mortos. Segunda de Clemente (150 d.C.)

Nós aprendemos que Cristo é o primogênito de Deus, o qual, como já indicamos, é o Logos, do qual todo o gênero humano participou. Justino Mártir (160 d.C.)

O Pai quis que este se fizesse homem por meio de uma virgem, como antes se tinha feito fogo para falar com Moisés desde a espinheiro... Agora bem, que Cristo é Senhor e Deus, Filho de Deus, que em outros tempos se apareceu por seu poder como homem e como anjo e na glória do fogo na espinheiro e que se manifestou no Juizo contra Sodoma, mostrei-o já longamente. Justino Mártir (160 d.C.)

Não estamos loucos helenos, nem pregamos tolices, quando anunciamos que Deus apareceu em forma humana. Vocês, que nos falam mal, comparem seus mitos com nossas narrações. Taciano (160 d.C.)

Nem o Senhor, nem o Espírito Santo (pelos profetas), nem os Apostolos jamais teriam chamado Deus de modo absoluto e definitivo ao que não o fosse verdadeiramente; nem teriam chamado Senhor a nenhuma outra pessoa, senão ao Deus Pai soberano de todas as coisas, e a seu Filho que recebeu de seu Pai o senhorio sobre toda a criação, segundo aquelas palavras: “Disse o Senhor a meu Senhor: Senta-te a minha destra, até que ponha a teus inimigos como estrado de teus pés.” Nesta passagem se apresenta ao Pai conversando com o Filho; ele “lhe deu as nações por herança” e lhe submeteu a todos seus inimigos. E como o Pai é em verdade Senhor, e o Filho é em verdade Senhor, com razão o Espírito Santo os chamou com o título Senhor. Irineu (180 d.C.)

Mas voltemos ao tema que estávamos tratando. Foi declarado com toda evidência que os predicadores da verdade e Apostolos da liberdade, a nenhum outro chamaram Deus ou Senhor, senão ao único Deus verdadeiro, o Pai, e a seu Verbo que tem a soberania sobre todas as coisas. Irineu (180 d.C.)

Que nenhum de entre todos os filhos de Adão seja chamado Deus por si mesmo, ou proclamado Senhor, demonstramo-lo pelas Escrituras; e que Ele só entre todos os homens de seu tempo seja proclamado Deus e Senhor, sempre Rei, Unigênito e Verbo encarnado, por todos os profetas e Apostolos e ainda pelo mesmo Espírito, é coisa que podem ver todos aqueles que aceitem um pouco da verdade. Irineu (180 d.C.)

E, finalmente, o Pai se manifestou em seu Verbo feito visível e palpável: todos viram ao Pai no Filho, ainda que não todos acreditaram em ele. Pois o invisível do Filho é o Pai, e o visível do Pai é o Filho. Por isso, enquanto ele esteve presente, todos o reconheciam como Cristo e o chamavam Deus. Irineu (180 d.C.)

Depois o mesmo Cristo é, com o Pai, Deus dos viventes, o que falou a Moisés, o que se manifestou aos pais. Irineu (180 d.C.)

Em mudança, seu Verbo, por meio do qual fez todas as coisas e que é sua própria potência e sabedoria, tomando a figura do Pai e Senhor do universo, foi o que se apresentou no Paraiso em forma de Deus e conversava com Adão. A mesma Escritura divina nos ensina que Adão dizia ter ouvido sua voz. Teófilo (180 d.C.)

(Cristo), filhos meus, é semelhante a Deus, seu pai, de quem é precisamente Filho, sem pecado nem reproche e sem paixões em sua alma, é o Deus sem mancha em forma de homem, servidor da vontade do Pai, o Logos Deus, que está no Pai, que está à direita do Pai, Deus também por sua figura. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Perguntemos a esses sábios: O Cristo que hoje foi ressuscitado é já perfeito, ou, o que seria do tudo absurdo, falta-lhe alguma coisa? Neste caso, forçado é que aprenda; mas é impossível que aprenda alguma coisa, porque é Deus. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Cristo é o Deus superior a todas as coisas. Hipólito (200 d.C.)

De nenhum modo se observa a Cristo como um anjo: como Gabriel ou Miguel. (Tertuliano 210 d.C.)


II. Antes de toda a criação (Voltar Aporta)

Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2.

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58.

Este Verbo, que era desde o princípio, apareceu agora e, com tudo, provou-se que era antigo, e é engendrado sempre de novo nos corações dos santos. Este Verbo, digo, que é eterno, é o que hoje é contado como Filho. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

O Filho de Deus é mais antigo que toda sua criação, de maneira que foi o conselheiro do Pai na obra de sua criação. Por tanto, também Ele é antigo. Hermas (150 d.C.)

Quanto a seu Filho, o único a quem com propriedade se chama Filho, o Logos que está com ele, sendo engendrado antes das criaturas, quando ao princípio criou e ordenou por meio dele todas as coisas, se lhe chama Cristo por causa de sua unção e de que foram ordenadas por meio dele todas as coisas. Justino Mártir (160 d.C.)

A nós nos revelou ele quanto por sua graça entendemos das Escrituras, reconhecendo que ele é o primogênito de Deus anterior a todas as criaturas. Justino Mártir (160 d.C.)

Por conseguinte, se alguém nos pergunta: “Como o Pai emitiu ao Filho?,” lhe respondemos que esta produção, ou geração, ou pronunciação, ou parto, ou qualquer outro nome com o que queira chamar-se esta origem, é incompreensível. Irineu (180 d.C.)

Este Filho sempre existe com o Pai, e desde o princípio revela ao Pai, aos anjos, arcanjos, potestades, poderes, e a todos aqueles a quem Deus quer revelar-se. Irineu (180 d.C.)

Mas o Verbo de Deus não elevou a Abraham a sua amizade porque lhe fizesse falta, pois é perfeito desde sempre, efetivamente, disse: “Antes que Abraham fosse, eu existo.” Irineu (180 d.C.)

Por conseguinte, quando ao princípio Deus criou a Adão, não o fez por necessidade, senão para ter a alguém que fosse objeto de seus benefícios. Em mudança não só antes de Adão, senão antes de toda outra criação, o Verbo glorificava a seu Pai, permanecia em O, e o Pai o glorificava a O, como ele mesmo disse: “Pai, glorifica-me com a glória que tive diante ti antes que o mundo existisse.” Irineu (180 d.C.)

Que o Verbo, ou seja o Filho, tem estado sempre com o Pai, de múltiplas maneiras o demonstramos. E que também sua Sabedoria, ou seja o Espírito estava com O antes da criação, afirma-o por Salomão: “Deus criou a terra com sabedoria, e com inteligência consolidou os céus; por sua ciência se abriram os abismos e as nuvens destilaram orvalho.” E também: “O Senhor me fez ao início de seus caminhos, antes de suas obras. Desde a eternidade me fundou, desde o princípio, antes que a terra. Antes que existissem os abismos e manassem as fontes das águas, antes que se assentassem os morros, antes de todas as colinas me engendrou.” E também: “Quando assentou os céus, eu estava com O, e quando afirmou as fontes do abismo; quando fortalecia os alicerces da terra, eu estava com O como arquiteto. Eu era em quem O se comprazia, e cada dia me alegrava em todo tempo ante seu rosto, quando O se gozava na perfeição do universo e se regozijava com os filhos dos homens.” Irineu (180 d.C.)

O Filho de Deus, preexistente com o Pai, engendrado antes da fundação do mundo, e aparecido, como homem, ao mundo inteiro nos últimos tempos; Ele é o Verbo de Deus que recapitula em si todas as coisas, as do céu e as da terra. Irineu (180 d.C.)

Que Cristo, Filho de Deus, existente antes do mundo, estava com o Pai e junto ao Pai. Irineu (180 d.C.)

Temos de entender que a luz eterna não é outra que o mesmo Deus Pai. Agora bem, nunca se dá a luz sem que se dê juntamente com ela o resplendor, já que é inconcebível uma luz que não tenha seu próprio resplendor. Se isto é assim, não se pode dizer que tivesse um tempo no que não existisse o Filho…Com tudo, não teve tempo no que (o Filho) não existisse. Orígenes (225 d.C.)


III. A relação do Filho com o Pai (Voltar Aporta)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1.

Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:21.

Quanto, porém, ao dia e ã hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai. Marcos 13:32.

Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. João 1:18.

Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. João 5:19-20.

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu. João 14:28.

Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17.

Nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se ã direita da Majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; Hebreus 1:2-9.

Pois Jesus Cristo, nossa vida inseparável, é também a mente do Pai, bem como os bispos estabelecidos até os extremos da terra estão na mente de Jesus Cristo. Ignácio (105 d.C.)

Por tanto, tal como o Senhor não fez nada sem o Pai, [estando unido com Ele], seja por si mesmo ou por meio dos Apostolos, não façam nada vocês, também não, sem o bispo e os presbíteros… Apressai-vos a congregar-vos, como num só templo, Deus; como ante um altar, Jesus Cristo, que veio de um Pai e está com um Pai e partiu a um Pai. Ignácio (105 d.C.)

Deus que se manifestou através de Jesus Cristo seu Filho, que é seu Verbo que procede do silêncio, o qual em todas as coisas agradou àquele que lhe tinha enviado. Ignácio (105 d.C.)

Sendo Ele mesmo a porta do Pai, pela qual entraram Abraham e Isaac e Jacob, e os profetas e os Apostolos e toda a igreja; e todas estas coisas se combinam na unidade de Deus. Ignácio (105 d.C.)

“Escuta,” me contestou; “o Filho de Deus não está representado na forma de um servo, senão que está representado em grande poder e senhorio.” “Como, senhor?,” disse eu; “não o compreendo.” “Porque,” disse ele, “Deus plantou a vinha, isto é, criou ao povo e o entregou a seu Filho. E o Filho colocou aos anjos a cargo deles, para que velassem sobre eles; e o Filho mesmo limpou seus pecados, trabalhando muito e suportando muitos labores; porque cavar sem trabalhar ou esforçar-se. Tendo, pois, Ele limpado a seu povo, mostrou-lhes os caminhos de vida, dando-lhes a lei que Ele recebeu de seu Pai. Hermas (150 d.C.)

“E disse Deus: Tenho aqui o homem é como um de nós sabendo o bem e o mau.” Depois, ao dizer “como um de nós,” indica de certo número dos que entre si conversam, e que pelo menos são dois… Senão que este surto (Cristo), emitido realmente do Pai, estava com Ele antes de todas as criaturas e com esse conversa o Pai. Justino Mártir (160 d.C.)

Aqui se nos acusa de loucura, dizendo que depois de ter afirmado a Deus imutável, sempiterno e Pai de todos, adjudicamos um segundo posto a um homem que foi crucificado. Justino Mártir (160 d.C.)

Que ninguém tenha por ridículo isso de que Deus tenha um Filho. Porque não pensamos sobre Deus Pai ou sobre seu Filho à moda de seus poetas que fazem fábulas nas que apresentam a deuses que em nada são melhores que os homens, senão que o Filho de Deus é o Verbo do Pai em idéia e operação, pois com relação a ele e por meio dele foram feitas todas as coisas, sendo o Pai e o Filho uno só. E estando o Filho no Pai e o Pai no Filho, em unidade e potência de espírito, o Filho de Deus é inteligência e Verbo do Pai. E sé se lhes ocorre perguntar com sua extraordinária inteligência que quer dizer “filho,” se o direi brevemente: O Filho é o primeiro surto do Pai, mas não como fato, já que desde o princípio Deus, que é inteligência eterna, tinha em se ao Verbo e era eternamente racional, senão como procedendo de Deus quando todas as coisas materiais eram natureza informe e terra inerte e estavam misturadas as mais pesadas com as mais ligeiras, para ser sobre elas cria e princípio ativo. Atenágoras (175 d.C.)

O mesmo Senhor, sendo Filho de Deus, declarou não saber nem o dia nem a hora do Juizo, senão só Deus, quando disse: “A respeito daquele dia e hora ninguém os conhece, nem o Filho, senão só o Pai.” Portanto, se o Filho não teve vergonha de atribuir só ao Pai o conhecimento daquele dia, e falou com verdade, também não nós devemos envergonhar-nos de reservar a Deus aquelas questões que não podemos saber. Irineu (180 d.C.)

Se, por exemplo, alguém procura o motivo pelo qual só o Pai conhece o dia e a hora, ainda que tudo lhe comunica a seu Filho, o mesmo Senhor o disse, e ninguém pode inventar outro sem risco (de equivocar-se), porque só o Senhor é o Maestro da verdade; e ele nos disse que o Pai está sobre todas as coisas, pois disse: “O Pai é maior que eu.” O Senhor, pois, apresentou ao Pai como superior a todos com respeito a seu conhecimento, a fim de que nós, enquanto caminhamos por este mundo, deixemos a Deus o saber até o fundo tais questões; porque se pretendemos pesquisar a profundidade do Pai, corremos o perigo de perguntar inclusive se há outro Deus acima de Deus. Irineu (180 d.C.)

Mas ninguém pode conhecer ao Pai se não se o revela o Verbo de Deus, isto é o Filho; nem ao Filho, sem o beneplácito do Pai. Porque o Filho realiza o beneplácito do Pai: já que o Pai envia, o Filho é enviado e vem. E ao Pai, que para nós é invisível , conhece-o seu mesmo Verbo; , este nos o dá a conhecer… E o conhecimento do Pai é a mesma manifestação do Filho: pois todas as coisas se nos manifestam mediante o Verbo. Irineu (180 d.C.)

E, finalmente, o Pai se manifestou em seu Verbo feito visível e palpável: todos viram ao Pai no Filho, ainda que não todos acreditaram em ele. Pois o invisível do Filho é o Pai, e o visível do Pai é o Filho. Por isso, enquanto ele esteve presente, todos o reconheciam como Cristo e o chamavam Deus. Irineu (180 d.C.)

Por isso O mesmo é “juiz de vivos e mortos,” o qual “tem a chave de David; abrirá e ninguém fechará; fechará e ninguém abrirá”… Eu (o Filho) era em quem O se comprazia, e cada dia me alegrava em todo tempo ante seu rosto, quando O se gozava na perfeição da órbita e se alegrava com os filhos dos homens.” Irineu (180 d.C.)

Ele é chamado a “imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação.” “Nele todas as coisas foram criadas, visíveis e invisíveis… e Ele é antes de todas as coisas e por meio dele todas as coisas foram feitas.” Por tanto, Ele é a cabeça de todas as coisas e tem só a Deus o Pai como cabeça. Porque está escrito: “A cabeça de Cristo é Deus.” Orígenes (225 d.C.)


IV. Sua humanidade (Voltar Aporta)

pela vossa cooperação a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora; tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus, como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho. Pois Deus me é testemunha de que tenho saudades de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. Filipenses 1:5-8.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15.

O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência. Hebreus 5:7.

Nós sabemos que o Verbo tomou da virgem um corpo mortal, e que transformou ao homem velho na novidade de uma criatura nova. Sabemos que se fez de nossa mesma substância. Efetivamente, se não tivesse nossa mesma natureza, inutilmente nos teria mandado que o imitássemos como maestro. Hipólito (200 d.C.)

Se Cristo, quanto homem, tivesse uma natureza diferente da nossa, por que me ordena a mim, nascido na debilidade, que me assemelhe a Ele? Como poderia, nesse caso, ser bom e justo? Verdadeiramente, para que não pensássemos que era diferente de nós, tolerou a fadiga, quis passar fome e sede, aceitou a necessidade de dormir e descansar, não se rebelou frente ao sofrimento, sujeitou-se à morte e se nos revelou na ressurreição. De todos estes modos, ofereceu como primeiros frutos tua mesma natureza humana, para que tu não te desanimes nos sofrimentos, senão que, reconhecendo que és homem, esperes também tu o que o Pai realizou nele. Hipólito (200 d.C.)

VER TAMBÉM JESUS; TRINIDAD

  • Voltar ao índice