DIACONOS

Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. Atos 6:3.

Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e Diaconos. Filipenses 1:1.

Da mesma forma os Diaconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância. 1Timóteo 3:8.

Para o cargo de bispos e Diaconos do Senhor, elegerão a homens humildes, desinteressados, verazes e provados, porque também fazem o ofício de profetas e mestres. Não os menosprezem, já que são seus representantes, juntamente com seus profetas e mestres. Didaquê (80-140 d.C.)

E assim, pregando por campos e cidades, (os Apostolos) por todas as partes, designaram às primeiros frutos s (de seus labores), uma vez tiveram sido provados pelo Espírito, para que fossem bispos e Diaconos dos que cressem. E isto não o fizeram numa forma nova; porque verdadeiramente se tinha escrito com respeito aos bispos e Diaconos desde tempos muito antigos; porque assim diz a Escritura em certo lugar: E nomearei a teus bispos em justiça e a tuas Diaconos em fé. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Sigam todos a seu bispo, como Jesus Cristo seguiu ao Pai, e ao presbítero como os Apostolos; e respeitem aos Diaconos, como o mandamento de Deus. Ignácio (105 d.C.)

Sabendo, pois, que de Deus ninguém se burla, deveríamos andar dignamente em seu mandamento e sua glória. Do mesmo modo os Diaconos devem ser sem mancha na presença de sua justiça, como Diaconos de Deus e Cristo e não de homens; não caluniadores, nem com dublês de palavra, nem amantes do dinheiro, temperados em todas as coisas, compassivos, diligentes, andando em conformidade com a verdade do Senhor que se fez ministro (diácono) de todos. Policarpo (135 d.C.)

Os que têm as manchas são Diaconos que exerceram mal seu ofício, e saquearam a substância de viúvas e órfãos, e fizeram ganho para si com as administrações que tinham recebido para executar. Estes, pois, se permanecem no mesmo mau desejo, são mortos e não há esperança de vida para eles. Hermas (150 d.C.)

Ouve agora com respeito às pedras que entram no edifício. As pedras que são quadradas e brancas, e que encaixam em suas juntes, estas são os Apostolos e bispos e mestres e Diaconos que andam segundo a santidade de Deus, e exercem seu ofício de bispo, de maestro e diácono em pureza e santidade para os eleitos de Deus, alguns dos quais já dormem e outros estão vivos ainda. E, devido a que sempre estão de acordo entre si, tiveram paz entre si e se escutaram o um ao outro. Por tanto, seus juntes encaixam no edifício da torre (a igreja). Hermas (150 d.C.)

Terminadas as orações, damo-nos o ósculo (beijo) da paz. Depois, oferece-se pão e um copo de água e vinho a quem dirige, que os tomada, e dá louvor e glória ao Pai do universo, em nome de seu Filho e pelo Espírito Santo. Depois pronuncia uma longa ação de graças por ter-nos concedido os dons que dele nos vêm. E quando terminou as orações e a ação de graças, todo o povo presente aclama dizendo: Amém, que em hebreu quer dizer assim seja. Quando o primeiro deu graças e todo o povo aclamou, os que chamamos Diaconos dão a cada assistente parte do pão e do vinho com água sobre os que se pronunciou a ação de graças, e também o levam aos ausentes. Justino Mártir (160 d.C.)

VER TAMBÉM IGREJA, O GOVERNO DABISPOS