CURAS

E indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:7-8.

Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos. Mateus 12:15.

Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas. Mateus 12:39.

Muito longe estão de ressuscitar aos morto (os hereges) como o fizeram o Senhor e os Apostolos por meio da oração e como em alguns casos sucedeu na comunidade quando foi necessário, quando toda a igreja o suplicou com jejuns e rogos, de maneira que “regressou ao morto o espírito” como resposta às orações dos santos. Irineu (180 d.C.)

Por isso seus discípulos verdadeiros em seu nome fazem tantas obras em favor dos seres humanos, segundo a graça que dele receberam… outros curam as doenças pela imposição das mãos e devolvem a Saude; e, como acima dissemos, alguns mortos ressuscitaram e vivido entre nós por vários anos. Que mais podemos dizer? São incontáveis as graças que a igreja estendida por todo mundo recebe de Deus. Irineu (180 d.C.)

A doença, o acidente e a morte também chegam ao homem espiritual. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

O fato de que experimentemos e padeçamos as debilidades próprias do corpo humano não é para nós um castigo, senão ocasião de combater. Marco Minucio Félix (200 d.C.)

Olhem quantos homens de casta foram livrados de Demonios e sanados de doenças. Tertuliano (212 d.C.)

Algumas pessoas mostram evidências de ter recebido pela fé um poder maravilhoso por meio das milagres que eles realizam. Eles não invocam outro nome sobre aquelas pessoas que precisam sua ajuda que o de Deus e de Jesus fazendo menção de sua história. Por estes meios, eu também vi a muitas pessoas que foram livradas de calamidades, transtornos mentais, loucuras e muitas outras doenças que não podiam ser curadas nem pelos homens nem pelos demônios. Orígenes (248 d.C.)

Mas como vejo que não há ocasião de reunir-me com vocês, e já começou o verão, no que costumam atacar as doenças graves e freqüentes, considero que se tem de ajudar aos irmãos. Assim que os que receberam recomendação dos Martires e podem ser ajudados por sua intercessão ante Deus, sé se virem em transe de perigo ou de doença, sem esperar minha presença, podem cumprir seu arrependimento de seu delito ante qualquer presbítero presente, ou, se não se encontrar um presbítero e urgisse o perigo de morte, ante um diácono também, a fim de que, imposta a mão como signo de reconciliação, vão ao Senhor com a paz que nos solicitaram os Martires se lhes concedesse em suas cartas. Cipriano (250 d.C.)

Molesta-lhes a alguns que o poder da doença nos ataque a nós (os cristãos) da mesma maneira que ataca aos pagãos. [É] como se o cristão acreditasse em desfrutar dos prazeres deste mundo e escapar das doenças, em lugar de suportar as adversidades aqui e esperar os gozes vindouros. Enquanto permaneçamos sobre a terra, passaremos pelas mesmas tribulações que os demais da raça humana, ainda que vivamos separados deles em espírito… Padecemos de doenças dos olhos, de febre, e de debilidade do corpo, na mesma maneira que os demais. Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM DONS ESPIRITUAIS; SAUDE