CRUZ

I. O significado da cruz

II. A cruz na vida do cristão

I. O significado da cruz

Todos os que querem ostentar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Gálatas 6:12.

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6:14.

Meu espírito é qual um refugo por razão da Cruz, que é uma pedra de tropeço para os que não crêem, mas para nós salvação e vida eterna. Ignácio (105 d.C.)

Porque a cruz que era e é opróbrio para Cristo, e para nós, por causa dele, essa mesma cruz é seu poder, o signo de sua realeza. Irineu (180 d.C.)

Por isso ainda em nossos tempos o que se lê na lei lhes parece uma fábula aos judeus. É que não têm aquilo que o explica tudo, como é o que toca à vinda do Filho de Deus feito homem. Em mudança para os cristãos, quando o lêem, converte-se no tesouro escondido no campo, revelado e explicado pela cruz de Cristo, que lhes dá inteligência aos seres humanos e mostra a sabedoria de Deus. Irineu (180 d.C.)

Paulo, já não se glória em nada senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual está crucificado ao mundo e o mundo o está para ele. E não só foi crucificado com Cristo e está crucificado ao mundo, senão que também foi sepultado com Cristo, pois diz Paulo: “Fomos sepultados com Cristo.” Orígenes (225 d.C.)

A vontade de Deus é a que Cristo ensinou e cumpriu: unir-se inseparavelmente a seu amor, abraçar-se a sua cruz com fortaleza e confiança; sé se ventila seu nome e honra, mostrar nas palavras a firmeza com a que lhe confessamos; nos tormentos, a confiança com que lutamos; na morte, a paciência pela que somos coroados. Isto é querer ser co-herdeiros de Cristo, isto é cumprir o mandato de Deus, isto é cumprir a vontade do Pai. Cipriano (250 d.C.)

II. A cruz na vida do cristão

Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23.

Que vingam o fogo, a cruz, e os encontros com as feras com dentes agudas, ossos deslocados, membros cortados , o corpo inteiro triturado, vingam as torturas cruéis doo diabo a assaltar-me. Desde que possa chegar a Jesus Cristo. Ignácio (105 d.C.)

Dou glória a Jesus Cristo o Deus que lhes concede tal sabedoria; porque percebi que estão afiançados em fé imóvel, como se estivessem fincados na cruz do Senhor Jesus Cristo, em carne e em espírito, e firmemente arraigados em amor no sangue de Cristo. Ignácio (105 d.C.)

E se vocês quisessem dizer a verdade, terão de confessar que somos mais fiéis para Deus os que fomos chamados por Ele, pelo desprezado e cheio de opróbrio mistério da cruz; por cuja confissão, obediência e piedade somos condenados a tormentos até a morte. Justino Mártir (160 d.C.)

Este caminho é verdadeiramente estreito; pois a maioria das pessoas são amantes de sua carne e não podem suportar caminhar nele. Orígenes (228 d.C.)

O reino de Deus não está na sabedoria do mundo nem na eloqüência, senão na fé da cruz e numa vida virtuosa. Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM MARTIRES, MARTÍRIO; PERSEGUIÇÃO