CRISTIANISMO CULTURA

Porque os cristãos não se distinguem do resto da humanidade nem na localidade, nem no fala, nem nos costumes. Porque não residem em cidades próprias, nem usam uma língua diferente, nem praticam alguma classe de vida extraordinária. . Mas conquanto residem em cidades de gregos e bárbaros, segundo dispôs a sorte de cada um, e seguem os costumes nativos quanto a alimento, vestido e outros arranjos da vida. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

Manda a razão que os que são verdadeiramente piedosos e filósofos honrem e amem unicamente a verdade, eliminando a aceitar as opiniões dos antigos se não são boas. Porque a sã razão não só ordena que não sigamos aos que injustamente fizeram ou ensinaram, senão que ademais, o amante da verdade deve em absoluto, acima de sua própria alma, e ainda que a morte lhe ameace, estar sempre decidido a dizer e praticar a justiça. Justino Mártir (160 d.C.)

Os que nos odiávamos e matávamos, e não compartilhávamos o lar com ninguém de outra raça que a nossa, pela diferença de costumes, agora, depois da aparição de Cristo, vivemos juntos e rogamos por nossos inimigos. Justino Mártir (160 d.C.)

Nossa luta está contra as instituições de nossos antepassados, contra a autoridade das tradições, contra leis humanas, contra os raciocínios dos sábios deste mundo, contra a antigüidade, e contra os costumes que tínhamos. Já que todas estas coisas ajudaram na criação do sistema falso de seus deuses. Tertuliano (197 d.C.)

Quando vocês nos acusam de ter deixado os costumes instituídos por nossos antepassados, devem considerar uma e outra vez, se esta acusação não se aplica a vocês também. Tertuliano (197 d.C.)

Que preferem seguir, a antigüidade ou a razão? Se preferem seguir a razão têm que abandonar as tradições instituídas e a autoridade de nossos antepassados. Porque nada é correto, senão o que a razão aprova. Lactâncio (304-313 d.C.)

VER TAMBÉM CRISTIANISMO; MUNDO, SEPARAÇÃO DO; VIDA DOS CRISTÃOS, O ESTILO DE

  • Voltar ao índice