COMO JEJUAR

Acaso não é este o jejum que escolhi? Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? E que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? Que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Isaías 58:6-7.

Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não mostrar aos homens que estás jejuado, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:17-18.

Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo ã força de oração [e jejum.] Marcos 9:29.

Antes do batismo, deve tentar-se que o que o administra, o que vai ser batizado, e outras pessoas, se puder ser, jejuem. Ao recém iniciado, lhe farás jejuar um ou dois dias antes. É preciso que seus jejuns não sejam parecidos aos dos hipócritas, já que eles jejuam o segundo e quinto dia de cada semana. Em mudança vocês jejuarão o dia quarto (quarta-feira) e a véspera do Sabado (sexta-feira). Didaquê (80-140 d.C.)

Voltemos à palavra que nos foi entregada desde o princípio, sendo sóbrios na oração e constantes nos jejuns, rogando ao Deus onisciente, com súplicas, que não nos deixe cair na tentação, segundo disse o Senhor: O espírito à verdade está disposto, mas a carne é débil. Policarpo (135 d.C.)

O dar esmola é, pois, uma coisa boa, como o arrepender-se do pecado. O jejum é melhor do que a oração, mas o dar esmola melhor do que estes dois… Porque o dar esmola tira o ônus do pecado. Segunda de Clemente (150 d.C.)

Toda pergunta requer humildade. Jejua, pois, e receberás do Senhor o que pediste. Hermas (150 d.C.)

Eu te ensinarei que é um jejum completo e aceitável ao Senhor. Escuta, disse; Deus não deseja um jejum tão vão; porque ao jejuar assim ante Deus não fazes nada pela justiça. Mas observa [ante Deus] um jejum assim: não faças maldade em tua vida, e serve ao Senhor de puro coração; observa seus mandamentos e anda em suas ordens, e que nenhum mau desejo se levante em teu coração; senão acredita em Deus. Então, se fazes estas coisas e lhe temes e te absténs de tudo mau, viverás para Deus; e se fazes estas coisas, guardarás um grande jejum, um jejum aceitável a Deus. Hermas (150 d.C.)

Esta é, pois, a maneira em que tens de guardar este jejum [que estás a ponto de observar]. Antes de tudo, guarda-te de toda má palavra e de tudo mau desejo, e purifica teu coração de todas as vaidades deste mundo. Se guardas estas coisas, este jejum será perfeito para ti. E assim farás. Tendo cumprido o que está escrito, no dia em que jejues não provarás senão pão e água; e contarás o custo do que terias gastado na comida aquele dia, e o darás a uma viúva ou a um órfão, ou a um que tenha necessidade, e assim porás em humildade tua alma, para que o que recebeu de tua humildade possa satisfazer sua própria alma, e possa orar por ti ao Senhor. Por conseguinte, se cumpres assim teu jejum, segundo te mandou, teu sacrifício será aceitável à vista de Deus, e este jejum será registrado; e o serviço realizado assim é formoso e gozoso e aceitável ao Senhor. Hermas (150 d.C.)

Quem se convencem e aceitam pela fé que é verdade o que nós ensinamos e dizemos, e prometem ser capazes de viver segundo isso, se lhes instrui a que orem e peça com jejuns o perdão de Deus por seus pecados anteriores, e nós oramos e jejuamos juntamente com eles. Depois os levamos a um lugar onde tenha água. Justino Mártir (160 d.C.)

O jejum com oração é algo bom. Jejuar significa abster-se de toda coisa má: em ação, palavra e inclusive no pensamento. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Ademais, tem de contentar-se com a comida e a bebida mais simples, não por causa de seu estômago, senão de seu espírito: o jejum serve de alimento à oração, passando os dias e as noites ante o Senhor com gemidos, lágrimas e soluços. Tertuliano (197 d.C.)

Consideramos como proibido jejuar ou fazer oração de joelhos em domingo, e o mesmo privilégio desfrutamos desde o dia de Páscoa ao de Pentecostes. Tertuliano (197 d.C.)

Nós jejuamos até a hora nona (três da tarde) ou ainda até o anoitecer. As vezes se jejua até o dia seguinte. Vitorino (280 d.C.)

VER TAMBÉM CULTO CRISTÃO; DIA DO SENHOR; ORAÇÃO

  • Voltar ao índice