CLEMENTE DE ROMA

Bispo do primeiro século da igreja de Roma. Evidentemente um colega pessoal dos Apostolos Pedro e Paulo. Escreveu uma carta aos Coríntios para o fim do primeiro século.

E peço também a ti, meu verdadeiro companheiro, que as ajudes, porque trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Filipenses 4:3.

Por tanto, tu escreverás dois livretos, e enviarás um a Clemente, e um a Grapte. E Clemente o enviará às cidades estrangeiras, porque este é seu dever. Hermas (150 d.C.)

Depois dele, em terceiro lugar desde os Apostolos, Clemente herdou o episcopado, o qual viu aos Apostolos e com eles conferiu, e teve ante os olhos a predicação e tradição dos Apostolos que ainda ressoava; e não ele só, porque ainda viviam então muitos que dos Apostolos tinham recebido a doutrina. Em tempo deste mesmo Clemente suscitando-se uma divisão não pequena entre os irmãos que estavam em Corinto, a igreja de Roma escreveu a carta mais autorizada aos corintos, para congregá-los na paz e consertar sua fé, e para anunciar-lhes a tradição que pouco tempo antes tinha recebido dos Apostolos. Irineu (180 d.C.)

Nesta forma, só as igrejas Apostolicas podem apresentar suas listas (até a idade apostólica), como a de Esmirna, que afirma que Policarpo foi instituído por João, e a de Roma, que afirma que Clemente foi ordenado por Pedro. Da mesma maneira as demais igrejas mostram àqueles a quem os Apostolos constituíram no episcopado e são suas reincidências da semente apostólica. Tertuliano (197 d.C.)