APOCALIPSES

I. Seu autor
II. Interpretação de algumas passagens

I. Seu autor

A revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para manifestar a seus servos as coisas que devem suceder cedo; e a declarou enviando-a por meio de seu anjo a seu servo João. Apocalipse 1:1.

Eu João, seu irmão, e co-participe seu na tribulação, no reino e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e o depoimento de Jesus Cristo. Apocalipse 1:9.

Teve certo homem entre nós, o qual se chamava João, um dos 12Apostolos de Cristo. Ele profetizou por uma revelação que lhe foi dada, que aqueles que acreditassem em Cristo morariam mil anos em Jerusalém. Justino Mártir (160 d.C.)

João, discípulo do Senhor, viu no Apocalipse a gloriosa e sacerdotal vinda de seu reino. Irineu (180 d.C.)

Ainda que o homem espiritual não seja honrado nos assentos principais neste mundo, se sentará sobre os vinte e quatro tronos e julgará ao mundo, como João diz no Apocalipse. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Na ilha de Patmos, João recebeu uma revelação de mistérios admiráveis, a qual ele relata livremente, e faz conhecer a outros. Di me, ditoso João, Apostolo e discípulo do Senhor, que veste e ouviste a respeito de Babilônia? Hipólito (200 d.C.)

Temos também as igrejas que se alimentaram de João: porque, ainda que Marção (um maestro entre os hereges) recusa seu Apocalipse, se percorremos a sucessão dos bispos até sua origem terminaremos em João, seu autor. Tertuliano (207 d.C.)

II. Interpretação de algumas passagens

Ap. 1:12: Porque em todas as partes a igreja prega a verdade, e é o candelabro dos sete lustres que porta a luz de Cristo. Irineu (180 d.C.)

Ap 1:17: João mesmo não suportou a visão. Efetivamente, diz: “Caí a seus pés como morto,” para que se cumprisse o escrito: “Ninguém pode ver a Deus e seguir vivendo” (Ex 33:20). Mas o Verbo lhe deu vida e lhe recordou que ele, estando reclinado sobre seu peito durante o jantar, tinha-lhe perguntado quem era o que o tinha de trair, e lhe disse: “Eu sou o primeiro e o último, vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e dos lugares inferiores.” Irineu (180 d.C.)

Ap. 4:10: Os vinte e quatro anciãos são os vinte e quatro livros, da lei e os profetas, que dão depoimento do Juizo. Vitorino (280 d.C.)

Ap. 5:1: “E vi um livro por dentro e por fora, selado com sete selos.” Este livro é o Antigo Testamento que foi dado nas mãos de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual recebeu o Juizo do Pai. Vitorino (280 d.C.)

Ap. 6:12: A lua de sangue representa à igreja dos santos, a qual derrama seu sangue por causa de Cristo. Vitorino (280 d.C.)

Ap.8:6-9:21: João, o discípulo do Senhor, contemplou no Apocalipse que as nações pagãs em general sofrerão as mesmas pragas que em particular afligiram a Egito. Irineu (180 d.C.)

Ap. 11:3: Ele diz: “E por uma semana fará um pacto com muitos, e à metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferenda.” Por ‘uma semana’, refere-se à última semana que tem de ter lugar no fim de todo mundo. À metade da semana, os dois profetas: Enoque e Elias, iniciarão sua prédica. Porque eles pregarão 1260 dias vestidos de cilício, anunciando arrependimento aos homens de todas as nações. Hipólito (200 d.C.)

Ap. 12:1 A mulher vestida do sol, com uma lua embaixo de seus pés… é a antiga igreja dos patriarcas, profetas, santos e Apostolos. Ela sofreu os gemidos e dores de seu vivo desejo até ver que Cristo teve tomado carne de seu mesmo povo- o fruto de seu povo segundo a carne que tempo atrás lhe tinha sido prometido. Vitorino (280 d.C.)

Ap. 12:1-2,5: Por “a mulher vestida do sol,” João se está referindo claramente à igreja, revestida com a palavra do Pai, cujo resplendor é maior que o sol. E por “a lua embaixo de seus pés,” se refere a ela mesma enfeitada como a lua, com glória celestial. A frase “sobre sua cabeça uma coroa de estrelas,” se refere aos Apostolos, os quais fundaram a igreja. E a passagem “e estando encinta, clamava com dores de parto,” quer dizer que a igreja não cessa de sofrer em seu coração que a Palavra seja perseguida no mundo pelos incrédulos. João diz “e ela deu a luz um filho varão, que governará a todas as nações.” Isto quer dizer que a igreja sempre está manifestando a Cristo, o perfeito Filho varão de Deus, o qual declara ser Deus e homem, chega a ser mestre de todas as nações. Hipólito (200 d.C.)

Ap. 12:14: “Por um tempo, tempos e a metade de um tempo.” Por isto ele indica os três anos e meio do Anticristo. Hipólito (205 d.C.)

Ap. 12:14: Isso se refere aos mil duzentos sessenta e seis dias durante os quais o tirano tem de reinar e perseguir à igreja, a qual foge de cidade a cidade e procura ocultar-se no deserto entre os morros. Não possui outra defesa que as duas asas da grande águia, isto é, a fé de Jesus Cristo. Hipólito (200 d.C.)

Ap. 13:5-7; 20: Quando o Anticristo devastar todas as coisas neste mundo, e tivesse reinado durante três anos e seis meses, sentado no templo de Jerusalém, então o Senhor virá entre as nuvens do céu na glória do Pai. Então o enviará ao lago de fogo com seus seguidores (Ap 19:20), e instaurará o tempo do reino para os justos, isto é o descanso, o sétimo dia santificado, e cumprirá a Abraham a promessa da herança. Leste é o reino ao qual, segundo a palavra do Senhor, muitos virão de oriente e ocidente, para tomar seu lugar junto com Abraham, Isaac e Jacob. Irineu (180 d.C.)

Ap 13:11-14: Diz estas últimas palavras a fim de que ninguém vá crer que o faz por poder divino, senão por obra de magia. Nem tenha quem se admire de que, por meio dos Demonios e espíritos apóstatas, servem-lhe, realize signos para seduzir aos habitantes da terra. Irineu (180 d.C.)

Ap. 13:16-17 (No reino do Anticristo) cheio de astúcia, se exaltará contra os que servem a Deus, ele desejará perseguir os neste mundo, pois eles não lhe darão glória. Ele mandará que em todo lugar todo mundo estabeleça lugares de sacrifício para que nenhum dos santos possa comprar nem vender sem primeiro sacrificar. Isto é o que quer dizer receber a marca na mão direita. E a frase “na testa,” indica que a todos eles se lhes porá uma coroa de fogo e de morte, mas não de vida. Hipólito (200 d.C.)

Ap. 13:18: Por tudo o anterior, a besta que tem de vir recapitulará em si toda a iniqüidade e todo crime a fim de que, agrupando e encerrando nela toda a força da apostasia, seja nela arrojada ao forno de fogo. Com razão seu nome levará a cifra 666, a qual sintetiza toda a malícia anterior ao dilúvio, toda a mistura de males que provocou a apostasia dos anjos. Noé tinha seiscentos anos quando o dilúvio caiu sobre a terra e aniquilou todos os seres viventes sobre a terra, pela perversidade da geração em tempos de Noé. Essa apostasia sintetiza todos os erros e idolatrias cometidos desde o dilúvio, o assassinato dos profetas e os suplícios infligidos aos justos. O ídolo que Nabucodonosor erigiu era de sessenta cotovelos de alto e seis de largo, e por negar-se a adorá-lo, Ananias, Azarias e Michael foram arrojados ao forno de fogo, prova que serviu como profecia do que sucederá ao fim dos tempos, quando os justos sofrerão a prova do fogo: pois dito ídolo foi o preanuncio da chegada daquele que ordenará a todos os homens adorá-lo só a ele. Assim, pois, os seiscentos anos de Noé, em cujo tempo caiu o dilúvio por motivo da apostasia, e o número de cotovelos do ídolo por motivo do qual os justos foram arrojados ao forno de fogo, formam a cifra do nome no qual se sintetizam seis mil anos de toda apostasia, injustiça, maldade, falsa profecia, pelos quais descerá também um dilúvio de fogo. Irineu (180 d.C)

Ap. 14:1-5:João nos diz no livro de Apocalipse: “Depois olhei… e estavam com Ele cento quarenta e quatro mil… Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgems. Estes são os que seguem ao Cordeiro por onde queira que vá.” Isto demonstra que o Senhor é o líder do coro de tais virgems… Fixa-te Quão grande é à vista de Deus o valor da virgindade: “Estes foram isentados de entre os homens, sendo os primeiros frutos para Deus e para o Cordeiro”… E Ele claramente nos ensina com isto que desde o princípio, o número dos que se mantiveram virgems esteve reduzido a um verdadeiro número… Ao invés, a multidão dos demais santos é inumerável. Metodio (290 d.C.)

Ap. 17:7: Outra vez, Babilônia, segundo nosso próprio João, é uma figura da cidade de Roma. Tertuliano (197 d.C.)

Ap 17:8: (O Apocalipse) apontou o nome (do Anticristo) para advertir nos dele quando vinga, sabendo quem é. Mas calou o nome, porque não é digno que o Espírito Santo o pregue. Efetivamente, se este o tivesse pregado, poderia permanecer por muito tempo. Mas já que “era mas já não é; vai surgir do abismo mas para ir à perdição,” como quem não existe, por isso não se proclamou seu nome. Irineu (180 d.C.)

Ap. 17:12-14: Mais claramente ainda João, discípulo do Senhor, escreveu no Apocalipse a respeito dos últimos tempos e dos dez reis que se dividirão o reino que agora impera. Quando explica o significado dos dez cornos que Daniel viu, diz que isto lhe foi revelado: “E os dez cornos que veste são dez reis aos que ainda não se lhes deu o reino, senão que por uma hora receberão o poder junto com a besta. Estes têm uma só idéia em sua mente, a de entregar à besta a força e o poder. Estes lutarão com o cordeiro, e este os vencerá porque é o Senhor dos senhores e Rei dos reis.” Também se declara que aquele que vem matará a três deles, os outros lhe ficarão submetidos, e o mesmo será o oitavo deles. E devastarão Babilônia e a queimarão a fogo, lhe entregarão seu reino à besta e perseguirão a igreja. Uma vez concluídas estas coisas, ficarão destruídos com a vinda de nosso Senhor. Irineu (180 d.C.)

Ap 20:4-6: Primeiro fala daqueles que ressuscitarão tendo feito o bem, para entrar no repouso; depois, daqueles que ressuscitarão para ser julgados; como diz a Escritura no Gênesis: que depois da consumação deste século, seguirá o dia sexto, ou seja o ano 6000; porque este será o dia sétimo, dia do descanso, como canta David: “Leste é meu repouso, nele entrarão os justos” . Este sétimo dia é o sétimo milenar no que reinarão os justos, no que está prometida a incorruptibilidade. Irineu (180 d.C.)

Ap. 21:1-8: No Apocalipse João a viu descer (à nova Jerusalém) sobre a terra nova… Não podemos dizer que se trata de uma mera alegoria; senão que tudo quanto Deus preparou para a felicidade dos justos tem um sólido e verdadeiro alicerce. Pois, bem como é verdadeiro e não alegórico o Deus que ressuscita ao homem, igualmente será que o homem ressuscite de entre os mortos, como o expusemos com os anteriores argumentos. Irineu (180 d.C.)

VER TAMBÉM ANTICRISTO; JOÃO, O APOSTOLO

  • Voltar ao índice