ALTAR

Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Mateus 5:23-24.

Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. Apocalipse 6:9.

Que ninguém se engane. Se algum não está dentro do limite do altar, carece de pão [de Deus]. Porque se a oração de um e outro tem uma força tão grande, ¡quanto mais a do bispo e a de toda a igreja! Portanto, tudo o que não vai à congregação, com isso mostra seu orgulho e se separou ele mesmo. Ignácio (105 d.C.)

Apressem-se a congregar-se, como num só templo, Deus; como ante um altar, Jesus Cristo, que veio de um Pai e está com um Pai e partiu a um Pai. Ignácio (105 d.C.)

Nossas viúvas devem ser sóbrias no que se refere à fé do Senhor, fazendo intercessão sem cessar por todos os homens, abstendo-se de toda calúnia, de falar com malícia, dar falso depoimento, amar o dinheiro e toda coisa má, sabendo que vocês são o altar de Deus, e que todos os sacrificios são vistoriados cuidadosamente, e nada escapa dele, nem seus pensamentos nem as intenções ou alguma das coisas secretas do coração. Policarpo (135 d.C.)

(Escrito por um crítico pagão do cristianismo) Vamos tratar de outro assunto. Os cristãos não podem suportar a vista de templos, de altares nem de estátuas… Os persas compartilham esse mesmo sentimento… Sei de boa fonte que entre os per¬sas a lei não permite construir altares, templos, estátuas. Considera-se loucos a quem o fazem… O menosprezo que os cristãos mostram para os templos, as estátuas e os altares é como o signo e o sinal de reunião, misteriosa e secreta, que entre si trocam. Celso (178 d.C.)

Deus, também quer que nós ofereçamos no altar o dom, com freqüência e sem cessar nunca. Porque há um altar nos céus, ao que todas nossas oferendas se dirigem; e um templo, como João diz no Apocalipse: “Se abriu o templo de Deus”; e sobre o santuário: “Apareceu o santuário de Deus, no que habitará junto com os homens.” Irineu (180 d.C.)

Não nos crerão quando dizemos que o alma justa é o verdadeiro altar sagrado, e que o incenso que se levanta dele é a oração santa? Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Por que (os cristãos) não têm altares, nem templos, nem estátuas conhecidas, por que nunca falam em público nem se reúnem à vista de todos…? Marco Minucio Félix, citando a um pagão antagonista (200 d.C.)

Pensas que ocultamos o que adoramos, porque não temos templos nem altares? Que imagem de Deus vou modelar, quando, conquanto o considere, o mesmo homem é imagem de Deus? Que templo vou construir-lhe , se o mundo inteiro, que é obra sua, não pode contê-lo? E eu mesmo, que como homem habito livremente vou encerrar a um ser tão majestoso dentro de um pequeno templo? Marco Minucio Félix (200 d.C.)

Vocês dizem que nós não construímos templos nem adoramos suas imagens… Pois que honra e dignidade podemos atribuí-los para elevá-los na mesma posição que a cabeça e Senhor do universo… Talvez honramos (a Deus) com altares e construindo-lhe templos? Arnobio (305 d.C.)

VER TAMBÉM LEI MOSAICA; ORAÇÃO; TEMPLOS

  • Voltar ao índice