12 APOSTOLOS

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19.

Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. João 16:13.

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8.

Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e incrédulos , se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. Atos 4:13.

O Apostolo Tiago martirizado em Judea, 45 d.C.

Os Apostolos receberam o evangelho para nós do Senhor Jesus Cristo… e confirmados na palavra de Deus com plena segurança pelo Espírito Santo, saíram a proclamar as boas novas de que tinha chegado o reino de Deus. E assim, pregando por campos e cidades, por todas as partes, designaram às primeiros frutos s (de seus labores), uma vez tiveram sido provados pelo Espírito, para que fossem bispos e Diaconos dos que cressem. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Eu acostumava inquirir o que tinham dito Andrés, Felipe, Tomás, Jacob, João, Mateus ou qualquer outro dos discípulos do Senhor, e o que estão dizendo Aristión e o ancião João, os discípulos do Senhor. Porque os livros para ler não me aproveitam tanto como a viva voz ressoando claramente no dia de hoje em (a pessoa de) seus autores. Papías (120 d.C.)

Por tanto, exorto-lhes a todos a ser obedientes à palavra de justiça e a suportá-lo tudo, segundo viram com seus próprios olhos em… Paulo e no resto dos Apostolos; estando persuadidos de que todos estes não correram em vão, senão em fé e justiça, e que estão em seu lugar devido na presença do Senhor, com o qual sofreram também. Porque não amaram ao mundo presente, senão àquele que morreu por amor a nós e foi ressuscitado por Deus para nós. Policarpo (135 d.C.)

De Jerusalém saíssem 12homens a todo mundo. Estes homens eram sem letra nem estudos, nem preparados para falar com eloqüência. Mas pelo poder de Deus proclamaram a toda raça que foram enviados por Cristo para ensinar a palavra de Deus a todos. Justino Mártir (160 d.C.)

(Cristo) teve 12discípulos, os quais, depois de sua ascensão aos céus, saíram às províncias do Império e ensinaram a grandeza de Cristo, ao modo que uno deles percorreu nossos mesmos lugares pregando a doutrina da verdade. Atenágoras (175 d.C.)

Mateus, (que pregou) aos hebreus em sua própria língua, também pôs por escrito o evangelho, quando Pedro e Paulo evangelizavam e fundavam a igreja. Uma vez que estes morreram, Marcos, discípulo e intérprete de Pedro, também nos transmitiu por escrito a predicação de Pedro. Igualmente Lucas, seguidor de Paulo, consignou num livro “o evangelho que este pregava.” Por fim João, o discípulo do Senhor “que se tinha recostado sobre seu peito,” redigiu o evangelho quando residia em Éfeso . Irineu (180 d.C.)a igreja fundada e constituída em Roma pelos dois gloriosos Apostolos Pedro e Paulo, que desde os Apostolos conserva a tradição e “a fé anunciada” aos homens pelos sucessores dos Apostolos que chegam até nós... Depois de ter fundado e edificado a igreja, os Apostolos, entregaram o serviço do episcopado a Lino: a este Linho o recorda Paulo em suas cartas a Timóteo. Anacleto o sucedeu. Depois dele, em terceiro lugar desde os Apostolos, Clemente herdou o episcopado, o qual viu aos Apostolos e com eles conferiu, e teve ante os olhos a predicação e tradição dos Apostolos que ainda ressoava; e não ele só, porque ainda viviam então muitos, os quais tinham recebido a doutrina dos Apostolos … E isto mostra plenamente que a única e mesma fé vivificadora que vem dos Apostolos foi conservada e transmitida na igreja até hoje. Irineu (180 d.C.)

Finalmente a igreja de Éfeso, que Paulo fundou e na qual João permaneceu até o tempo de Trajano, é também testemunha da tradição apostólica verdadeira. Irineu (180 d.C.)

Depois de sua ressurreição, o Senhor deu conhecimento a Tiago o justo, a João e A Pedro. E estes a sua vez ao resto dos Apostolos. E o resto dos Apostolos aos setenta, dos quais uno deles foi Barnabé. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

A palavra Apostolos significa enviados. Tertuliano (197 d.C.)

Quão ditosa é esta igreja (da cidade de Roma), na que os Apostolos derramaram toda sua doutrina juntamente com seu sangue, onde Pedro sofreu uma paixão semelhante à do Senhor, onde Paulo foi coroado com um martírio semelhante ao de João (o Baptista), onde o Apostolo João foi submergido em azeite ardente sem sofrer dano algum, para ser depois desterrado a uma ilha. Tertuliano (197 d.C.)

Porque, bem como os Apostolos não ensinaram coisas diversas entre si, assim os varões apostólicos não ensinaram coisas contrárias às dos Apostolos; a não ser que se admita que uma coisa aprenderam dos Apostolos, e outra pregaram. Tertuliano (197 d.C.)

Depois de Domiciano reinou Nerva um ano, o qual mandou chamar a João da ilha (isto é, Patmos) e lhe permitiu que residisse em Éfeso. Neste tempo ele era o único sobrevivente dos 12Apostolos, e depois de escrever seu evangelho recebeu a honra do martírio. Eusébio (320 d.C.)

VER TAMBÉM EVANGELISMO; PEDRO E PAULO; PROFETAS